Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
22/07/2016

SOE Londrina ganha base própria

A Seção de Operações Especiais (SOE) do sistema prisional paranaense que atua em toda a região de Londrina, no norte do Estado, passou a contar com uma base própria, nesta terça-feira (19). É lá que a partir de agora ficam os 32 profissionais que compõem o grupo, vinculado à Divisão de Operações de Segurança (DOS) do Departamento de Execução Penal (Depen), e que são responsáveis por agir como primeiro interventor em situações de crise que ocorram dentro das unidades penais.

A base do SOE Londrina, possível graças a uma parceria com a iniciativa privada, agora é um espaço separado das demais atividades da Penitenciária Estadual de Londrina 1 (PEL 1), o qual dá acesso direto à muralha do presídio.
Londrina foi a primeira cidade do interior do Estado a receber um grupo SOE, que está trabalhando na cidade desde outubro de 2015, quando ocorreu a rebelião na Penitenciária Estadual de Londrina 2 (PEL 2), quando atuaram internamente por 72 dias ininterruptos. Desde então, mais de 40 operações foram realizadas.

INTERIORIZAÇÃO – O grupo SOE começou a trabalhar em Curitiba e Região Metropolitana e, como projeto do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) de expansão para o interior do Estado, além de Londrina hoje já há equipe especializada para atuar em situações de crise do sistema prisional na região de Maringá. A base SOE de Cascavel está em fase de implantação.

Para integrar o SOE, os profissionais passam por capacitação específica em curso de intervenção tático-prisional. Dentre as atividades ministradas estão uso de armas não letais – munição de impacto controlado e dispositivo elétrico incapacitante, com o objetivo de conter a crise sem provocar danos à saúde ou risco de vida de quem está sendo contido.

Fonte: aenotícias