Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/04/2017

PMs do DF terão novo critério de promoção

Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal estão prestes a conseguir uma grande vitória: a inclusão da antiguidade entre os critérios de seleção de praças para o preenchimento de vagas disponíveis nos quadros de Oficiais. A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória que trata deste tema fará uma reunião nesta quarta-feira (26).

A proposta está em discussão no Senado e diz respeito apenas aos PMs e bombeiros do Distrito Federal. Entretanto, na avaliação do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Mauro Moraes, caso seja aprovada a alteração no critério de promoção para a PM do DF, outros estados poderão aplicar a mesma medida. “Alterações no critério de promoção da Polícia Militar é um terra recorrente não apenas no Paraná ou em Brasília. É preciso trazer essa discussão para os Legislativos estaduais, uma vez que é uma debanda que parte das tropas e que repercute diretamente na qualidade dos serviços prestados pelas forças de segurança”, argumenta Moraes.

O argumento do governo federal ao editar a MP é de que o critério de antiguidade privilegia os militares veteranos, que prestaram bons serviços por longos períodos e já alcançaram a última graduação dos quadros de praças, não tendo mais perspectivas de progressão funcional. Com a MP, metade das vagas serão ocupadas por critério de antiguidade e a outra metade, por meio de provas escritas.