Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/07/2017

Moraes solicita abertura de concurso para suprir déficit na Polícia Civil

O último concurso realizado para o cargo de Investigador de Polícia Civil no Paraná foi em 2009. Desde então, aposentadorias e demais baixas no Quadro Pessoal têm prejudicado o trabalho em delegacias em todo o Paraná. Para o presidente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, o governo precisa autorizar com urgência processo seletivo para inclusão de investigadores e escrivães.

Na lista de prioridades também está a nomeação de delegados aprovados em concurso público para preencher vagas em comarcas em diversas regiões do Paraná. Protocolo em andamento prevê a inclusão de um número inferior ao que seria necessário para suprir demanda no Estado.

No caso dos escrivães, há um protocolo em tramitação no Executivo que prevê a realização de concurso público para o preenchimento de pouco mais de 250 vagas, número igualmente insuficiente para fazer frente ao déficit de profissionais.

Situação mais complicada envolve o cargo de investigador. Atualmente circula entre as secretarias de estado apenas um requerimento emitido pelo Conselho da Polícia Civil solicitando a abertura de processo de seleção para o provimento de 766 cargos vagos na 5ª categoria (inicial). De acordo com Moraes, o governo precisa ainda abrir um protocolo para repor profissionais. “Não estamos falando da ampliação do Quadro de servidores, o que também seria importante, mas da reposição de postos de trabalho que são essenciais para o funcionamento da Polícia Civil”, argumenta o parlamentar.