Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/07/2017

Plano de Carreira para PM será discutido em audiência pública com Praças

Uma comissão especial composta por membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa deu início, essa semana, a uma série de estudos focados na elaboração de um projeto para implantação do Plano de Carreira direcionado aos Praças da Polícia Militar do Paraná. O tema também será debatido em audiências públicas a serem realizadas em diversas regiões do Estado.

Reuniões internas com membros da comissão têm sido realizadas com o propósito de organizar um roteiro de estudo. O objeto é fazer um levantamento de planos implantados em outros estados e discutir com Praças e entidades que representam a categorias as especificidades da PM paranaense e pontos que podem ser incorporados ao projeto.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, deputado Mauro Moraes, o item mais importante de toda a discussão é definir uma pauta clara sobre qual mecanismo será mais eficiente para garantir avanços na carreira de Praças. “Não podemos tratar os iguais como desiguais. Oficiais da PM têm direito a promoção automática, enquanto nossos Praças ficam condicionados a abertura de concursos internos que não ocorrem com frequência e nem comportam o grande volume de policiais aptos a progredir na carreira”, destaca o parlamentar.

O Plano de Carreira a ser proposto pela Comissão de Segurança Pública será redigido com a participação de todos que queiram participar do processo, incluindo entidades e associações que representam Praças e também Oficiais. Para democratizar o acesso aos encontros e discussões, o tema será tratado em audiências públicas promovidas pela Comissão em todas as regiões do Estado.