Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
16/05/2018

Policiais civis concentrados para evitar fuga de 130 presos

Policiais civis se reuniram nesta quarta-feira, na Central de Flagrantes, no centro de Curitiba, para evitar a fuga de 130 presos, que iniciaram rebelião nesta terça-feira em decorrência da superlotação.

Vários policiais civis atenderam ao pedido de colegas da Central de Flagrantes para evitar um problema que vinha sendo relatado pelo efetivo: a superlotação e seus efeitos, dentre os quais, o risco para os profissionais que atuam no local, o qual mantém cerca de 130 presos em um cubículo de 30m². Evidentemente, pelas circunstâncias, o espaço se encontra em estado de total degradação.

Apesar dos apelos da equipe local, não houve qualquer reação por parte do governo para transferir os presos. Situação parecida também é enfrentada por policiais civis no Centro de Triagem, localizado no centro de Curitiba. A unidade conta com 50 vagas, mas atualmente abriga 177 presos. Até mesmo a Delegacia de Vigilância e Capturas está custodiando 12 presos em um cômodo sem ventilação e iluminação. O Mini presídio no centro da Capital abriga 329 presos também em condições precárias até para os policiais que estão em atividade.

“A Polícia Civil está abandonada. Apesar dos inúmeros apelos pela reposição do efetivo e, principalmente, para que a categoria não seja obrigada a ficar com a tutela de presos, causando superlotação em toda a sua estrutura, não houve ação efetiva por parte do governo. Esse tema é recorrente e, até o momento, não se tem notícias de que há de fato um plano para evitar o pior”, lamenta o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.