Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
30/11/2011

Operação Verão intensifica segurança no Litoral

A Operação Verão, que terá inicio no dia 16 deste mês, terá ações específicas para a segurança no litoral paranaense. Para a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, algumas medidas devem ser adotadas em caráter permanente.

No que diz respeito à segurança, a Polícia Civil dividiu a operação em duas etapas. Em cada uma haverá 132 policiais extras, entre investigadores, delegados e papiloscopistas, para dar suporte ao trabalho nas delegacias do Litoral. O trabalho será reforçado nos fins de semana, com Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) e com a presença do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), grupo de elite da Polícia Civil, nos fins de semana, em pontos estratégicos, para combater o tráfico de entorpecentes. O Serviço de Apoio a Crianças Desaparecidas (Sicride) irá distribuir pulseiras para identificação de crianças.

No âmbito da Polícia Militar, além dos 388 policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, a equipe será reforçada com outros 424 policiais, que serão divididos em quatro subáreas. O trabalho da PM também será reforçado nos fins de semana com ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Batalhão de Trânsito, da Polícia Montada e da Companhia de Eventos, além da Força Verde e do trabalho da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

Ainda na área de segurança, o 8º Grupamento dos Bombeiros terá quase mil homens atuando como guarda-vidas em 105 pontos ao longo da orla, no período das 8 horas (7h30 em alguns pontos) às 20 horas. Serão empregadas 25 embarcações de salvamento e resgate em praia. O trabalho contará com apoio de uma aeronave do Grupamento Aéreo da Secretaria da Segurança (Graer) e com quadriciclos equipados para atendimento inicial a vítimas de afogamento.

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Mauro Moraes, defende a permanência de policiais no litoral após a conclusão da operação. “A programação feita na área da segurança dará inicio a uma estrutura que poderá ser utilizada durante o restante do ano, como a permanência do maior número possível de policiais em todo o litoral”, comenta.