Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/07/2018

Falta de investimentos em segurança coloca o Paraná em risco, alerta Moraes

Efetivo policial reduzido, policiais trabalhando sem coletes balísticos e com armas desatualizadas são problemas enfrentados pelas forças de segurança diariamente. “É uma prova concreta de que uma área delicada e que diz respeito a todas as camadas da população paranaense não recebe volume de investimento adequado”, avalia o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes.

Segundo o parlamentar, mesmo com a apresentação de emendas ao orçamento de 2018, prevendo a aquisição de coletes balísticos para as policias Militar e Civil, o governo não efetuou a compra. Apesar da abertura do protocolo para a realização de concurso público para a contratação de policiais militares, também não houve, até o momento, disposição do Executivo em dar celeridade a inclusão de novos soldados.
“O governo alega ter investido, desde abril, cerca de R$3bi em todas as áreas. No entanto, a segurança pública parece ter ficado de fora desse montante de investimentos”, comenta Moraes.

Sem recursos para o setor, a população diariamente fica vulnerável aos efeitos do descaso com a segurança pública. “O Paraná caminha para um futuro pouco promissor nessa área. Há um grande risco de alcançarmos índices de violência parecidos com outros estados, como Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Isso não pode acontecer”, alerta o deputado.

Sobre os dados de segurança divulgados pelo Estado, em que várias modalidades de crime tiveram redução, como furtos e roubos, o parlamentar destaca que possivelmente são números irreais. “A população está tão descrente que sequer registra Boletim de Ocorrência. Ou seja, houve uma redução do número de crimes registrados e não cometidos”, pondera Moraes.