Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
22/12/2011

Comissão de Segurança quer discutir vinculação de carcereiros ao governo do Estado

Assim que as atividades na Assembleia Legislativa forem retomadas, em janeiro do próximo ano, a Comissão de Segurança irá intensificar o diálogo com o governo para garantir a vinculação da função de carcereiro à alguma secretaria estadual.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Mauro Moraes, a situação trabalhista dos profissionais que atuam como carcereiro em penitenciárias estaduais é precária e necessita de ajuste urgente. Uma solução que será discutia pela Assembleia vincula o cargo ao Poder Executivo através de alguma secretaria estadual. “Vamos discutir a opção de vinculação à Secretaria de Segurança Pública (SESP) ou de Justiça (SEJU)”, diz Moraes.

A medida poderá garantir correções salariais e também ampliar a discussão sobre a reforma de presídios e transferência de detentos. “A superlotação faz com que um único profissional seja responsável pela atenção a um número muito grande de presos”, comenta o parlamentar. Na avaliação de Moraes, a disposição do governo em ampliar os investimentos em segurança pública, o que inclui uma ampla reformulação do sistema prisional, deve favorecer o diálogo pretendido pelo deputado.