Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/12/2011

Paraná vai abrir 9 mil novas vagas no sistema penitenciário

Em 2011 o governo abriu 3.364 vagas, que foram ocupadas por presos transferidos das delegacias do Paraná, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública.

As 2.786 novas vagas a serem entregues até março estão distribuídas em quatro unidades penais do Estado: uma nova, em Cruzeiro do Oeste, e três que passam por obras de ampliação (Piraquara, Foz do Iguaçu e Maringá).

Nas novas dependências da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, serão abertas 1.480 vagas em janeiro. A nova Penitenciária de Cruzeiro do Oeste terá 720 vagas e será inaugurada em fevereiro. Também em fevereiro, será entregue a ampliação da Cadeia de Foz do Iguaçu, com 256 vagas. E, em março, a unidade de Maringá terá 330 novas vagas para o regime semiaberto.

Serão construídas seis novas cadeias públicas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, com 540 vagas cada. Em Piraquara, será construída uma unidade de jovens e adultos, com 516 vagas, para presos de 18 a 25 anos.

Também estão programadas ampliações em estabelecimentos penais. Em Piraquara serão ampliadas uma unidade com 492 vagas e outra com 432. As unidades de Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa e Londrina serão ampliadas em 384 vagas cada. E a de Cascavel terá 288 novas vagas.

CONTRATAÇÕES – Com toda a reestruturação e ampliação do sistema penal paranaense, também será necessário reforçar o quadro de servidores. No último dia 18, foi realizado um teste seletivo para a contratação de 423 agentes penitenciários que devem começar a trabalhar no fim de janeiro. Nos primeiros meses de 2012, haverá concurso público para a contratação definitiva de servidores públicos, entre eles agentes penitenciários.