21/03/2012
Número de explosão de caixas eletrônicos preocupa Comissão de Segurança
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, vai se reunir ainda esta semana com o secretário Reinaldo de Almeida Cesar para discutir medidas que poderão ser tomadas pela Pasta da Segurança Pública para coibir explosões de caixas eletrônicos.
De acordo com o parlamentar, a comissão de segurança quer informações sobre como policiais militares e civis podem contribuir com a redução do número de casos de explosão de caixas eletrônicos em todo o território paranaense. “Recentemente, a policia militar prendeu pessoas envolvidas na venda de explosivos”, lembra Moraes a atuação da força policial do Paraná.
Na avaliação do parlamentar, a responsabilidade em torno da segurança das agências e dos usuários compete aos bancos. “O que a policia pode fazer é colaborar com o setor privado, mas não assumir a responsabilidade das instituições financeiras, que possuem recursos para investir em projetos de segurança”, destaca. Moraes afirma ainda que as empresas investem pouco em ações para evitar crimes dentro dos estabelecimentos. “O Poder Público pode ajudar, mas a responsabilidade é do setor privado”, diz.