Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
09/05/2012

Legislativo presta homenagem ao centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná

Ao fazer uso da palavra, Moraes destacou a importância da instituição, a qual inquestionavelmente é destaque nacional pela credibilidade e importância dos serviços por ela prestados. Mais de sessenta bombeiros (Praças e Oficiais), oriundos de várias regiões do Estado, foram homenageados em nome de toda a corporação.

A cerimônia marcou o centenário do projeto de lei que deu origem ao Corpo de Bombeiros do Paraná e o inicio de suas atividades, em 1912.

História

O início das atividades do Corpo de Bombeiros do Paraná foi marcada pela leitura da ordem do dia, em 8 de outubro de 1912, baixada pelo Major Fabriciano do Rego.

Todavia, os serviços contra incêndio tiveram inicio em Curitiba, com a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros, fundada em 1887, tendo funcionado apenas até meados de 1901, quando encerrou suas atividades.

Já em 1909, o presidente da Província, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, apresentou ao Congresso Legislativo do Paraná um pedido de crédito necessário à criação de um Corpo de Bombeiros na capital.

Finalmente, em 1912, nesta Casa de Leis, foi criado o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.
Esta tão esperada organização centenária nasceu pela sanção da Lei nº 1.133 de 23 de março de 1912, na plenitude de seus direitos, honras e prerrogativas aos equivalentes do Regimento de Segurança, atualmente nossa querida e honrosa Polícia Militar.

Em 23 de março, nosso Estado comemora a criação de seu Corpo de Bombeiros, esta instituição centenária que ao longo de sua existência tornou-se referência nacional pela excelência dos serviços prestados, que servem de paradigma para as demais instituições nacionais e para algumas estrangeiras.