Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/07/2012

Dicas para prova física de ingresso na PM

Os exames serão divididos em três testes de avaliação física, sendo que os mesmos não serão realizados no mesmo dia do teste de habilidade específica. Os testes terão aplicabilidade a candidatos do sexo masculino e feminino, ressalvando-se as individualidades biológicas de cada um, através de tabelas distintas:

Masculino: Shuttle Run, tração em barra física e corrida de 2.400 metros.
Feminino: Shuttle Run, Isometria em barra fixa e corrida de 2.400 metros.

Descrição de Shuttle Run (corrida de ir e vir): seu objetivo é avaliar a agilidade neuromotora e de velocidade do candidato. Para tanto, são utilizados dois tacos de madeira e um cronômetro e espaço livre de obstáculos. O candidato terá duas tentativas, sendo a segunda tentativa opcional. Será considerado o seu melhor tempo.

Tração na barra fixa:
Seu objetivo é medir a força muscular de membros superiores, partindo da posição inicial (pegada) da barra, posição pronação, braças estendidos, pés fora do solo, flexionar os braços, ultrapassando o queixo da parte superior da barra, e voltando à posição inicial, ficando com os braços completamente estendidos. É proibido o contato das pernas ou do corpo com qualquer objeto ou auxílios. Para a contagem serão válidas as trações corretamente executadas, encerrando-se o exercício assim que o candidato largar a barra. Serão computadas as trações realizadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em ângulo reto e não tenha havido impulso com as penas, corpo ou qualquer outro auxilio. Não será computada a primeira tração, caso o candidato a realize com o aproveitamento do impulso feito durante o salto para a empunhadura de tomada à barra. Só será aceita uma tentativa. Pontua de 5 quem fizer 12 ou mais repetições. 09 até 11: 4 pontos; 06 até 08: 3 pontos; 03 até 05: 2 pontos; 2: 1; 1: zero ponto.

Isometria na barra fixa:
Serve para medir a força muscular de membros superiores. Seu procedimento inclui partida da posição inicial (pegada) na barra, posição pronação, braços flexionados, queixo em ângulo reto com o pescoço acima da parte superior da barra e manter-se suspenso, ficando com o queixo acima do nível da barra, pés fora do solo, o maior tempo possível. O cronômetro é acionado no momento que o queixo da avaliada estiver acima do nível da barra, concomitantemente com os pés suspensos. O cronômetro será desacionado quando deixar o queixo abaixar do nível da barra. Será anotado o tempo que a avaliada conseguiu manter-se com o queixo acima do nível da barra. Será concedida apenas uma tentativa. Acima de 37,51 segundos na barra: 5 pontos; 30,01 até 37,50: 4 pontos; 22,51 até 30,00: 3 pontos; 15,01 até 22,50 : 2 pontos; 07,51 até 15,00: 1 ponto; até 07,50: zero ponto.

Corrida:

O candidato deverá percorrer a distância de 2.400m correndo ou andando, não sendo permitido para durante o percurso. Ao final do teste será computado o tempo levado para percorrer a distância prevista. No masculino, se o candidato percorrer os 2.400 em até 11 minutos terá feito 5 pontos; de 11,01 até 11,30: 4 pontos; 11,31 até 12: 3 pontos; 12,01 até 12,30: 2 pontos; 12,31 até 13: 1 ponto; 13,01 ou mais: zero ponto. No feminino a mesma proporção é valida para o tempo mínimo de 13 minutos e máxima de 15,01.

Teste de habilidade específica (masculino e feminino):
- Deslocamento em meio liquido: nadar 50 metros em uma piscina com dimensão de 25 metros de comprimentos, com raias demarcadas com bóias mantendo-se no nível da água, Poder ser usado qualquer estilo, sem apoiar os pés no fundo da piscina. O uso de óculos é opcional, sendo obrigatório o uso de touca de natação. Será concedida apenas uma tentativa. O deslocamento deverá ser feito em até 1m30s.

-Transposição de obstáculo vertical (muro): Transpor um muro de superfície totalmente lisa, com 1,90 m de altura e 35 centímetros de espessura e 2,5 metros de largura sem a utilização de nenhum meio de auxilio. Na transposição todo o corpo do candidato deverá passar sobre o muro. O candidato terá um espaço máximo de impulsão de 7 metros, e terá o tempo máximo de 30 segundos para executar a transposição. O candidato terá 2 tentativas. Será considerado inabilitado o candidato que não conseguir realizar o teste no tempo proposto, ou seja, até 30 segundos.

Provas (bombeiros)
1- Simulação de remoção de vítima, a ser realizada em 2 minutos.