Os exames serão divididos em três testes de avaliação física, sendo que os mesmos não serão realizados no mesmo dia do teste de habilidade específica. Os testes terão aplicabilidade a candidatos do sexo masculino e feminino, ressalvando-se as individualidades biológicas de cada um, através de tabelas distintas:
Masculino: Shuttle Run, tração em barra física e corrida de 2.400 metros.
Feminino: Shuttle Run, Isometria em barra fixa e corrida de 2.400 metros.
Descrição de Shuttle Run (corrida de ir e vir): seu objetivo é avaliar a agilidade neuromotora e de velocidade do candidato. Para tanto, são utilizados dois tacos de madeira e um cronômetro e espaço livre de obstáculos. O candidato terá duas tentativas, sendo a segunda tentativa opcional. Será considerado o seu melhor tempo.
Tração na barra fixa:
Seu objetivo é medir a força muscular de membros superiores, partindo da posição inicial (pegada) da barra, posição pronação, braças estendidos, pés fora do solo, flexionar os braços, ultrapassando o queixo da parte superior da barra, e voltando à posição inicial, ficando com os braços completamente estendidos. É proibido o contato das pernas ou do corpo com qualquer objeto ou auxílios. Para a contagem serão válidas as trações corretamente executadas, encerrando-se o exercício assim que o candidato largar a barra. Serão computadas as trações realizadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em ângulo reto e não tenha havido impulso com as penas, corpo ou qualquer outro auxilio. Não será computada a primeira tração, caso o candidato a realize com o aproveitamento do impulso feito durante o salto para a empunhadura de tomada à barra. Só será aceita uma tentativa. Pontua de 5 quem fizer 12 ou mais repetições. 09 até 11: 4 pontos; 06 até 08: 3 pontos; 03 até 05: 2 pontos; 2: 1; 1: zero ponto.
Isometria na barra fixa:
Serve para medir a força muscular de membros superiores. Seu procedimento inclui partida da posição inicial (pegada) na barra, posição pronação, braços flexionados, queixo em ângulo reto com o pescoço acima da parte superior da barra e manter-se suspenso, ficando com o queixo acima do nível da barra, pés fora do solo, o maior tempo possível. O cronômetro é acionado no momento que o queixo da avaliada estiver acima do nível da barra, concomitantemente com os pés suspensos. O cronômetro será desacionado quando deixar o queixo abaixar do nível da barra. Será anotado o tempo que a avaliada conseguiu manter-se com o queixo acima do nível da barra. Será concedida apenas uma tentativa. Acima de 37,51 segundos na barra: 5 pontos; 30,01 até 37,50: 4 pontos; 22,51 até 30,00: 3 pontos; 15,01 até 22,50 : 2 pontos; 07,51 até 15,00: 1 ponto; até 07,50: zero ponto.
Corrida:
O candidato deverá percorrer a distância de 2.400m correndo ou andando, não sendo permitido para durante o percurso. Ao final do teste será computado o tempo levado para percorrer a distância prevista. No masculino, se o candidato percorrer os 2.400 em até 11 minutos terá feito 5 pontos; de 11,01 até 11,30: 4 pontos; 11,31 até 12: 3 pontos; 12,01 até 12,30: 2 pontos; 12,31 até 13: 1 ponto; 13,01 ou mais: zero ponto. No feminino a mesma proporção é valida para o tempo mínimo de 13 minutos e máxima de 15,01.
Teste de habilidade específica (masculino e feminino):
- Deslocamento em meio liquido: nadar 50 metros em uma piscina com dimensão de 25 metros de comprimentos, com raias demarcadas com bóias mantendo-se no nível da água, Poder ser usado qualquer estilo, sem apoiar os pés no fundo da piscina. O uso de óculos é opcional, sendo obrigatório o uso de touca de natação. Será concedida apenas uma tentativa. O deslocamento deverá ser feito em até 1m30s.
-Transposição de obstáculo vertical (muro): Transpor um muro de superfície totalmente lisa, com 1,90 m de altura e 35 centímetros de espessura e 2,5 metros de largura sem a utilização de nenhum meio de auxilio. Na transposição todo o corpo do candidato deverá passar sobre o muro. O candidato terá um espaço máximo de impulsão de 7 metros, e terá o tempo máximo de 30 segundos para executar a transposição. O candidato terá 2 tentativas. Será considerado inabilitado o candidato que não conseguir realizar o teste no tempo proposto, ou seja, até 30 segundos.
Provas (bombeiros)
1- Simulação de remoção de vítima, a ser realizada em 2 minutos.