Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/07/2012

Governo instala primeiro batalhão policial-militar de fronteira do Brasil



“Vamos avançar e trabalhar para que nossa fronteira seja motivo de orgulho para o Brasil. A instalação dessa unidade trará mais segurança às famílias da região e representa a determinação de manter uma ação permanente de combate ao crime organizado”, disse Richa. O Batalhão de Fronteira funcionará provisoriamente na antiga sede do 24.º BPM, até a construção da sede definitiva.

AMPLIAÇÃO – O governador destacou que a escolha de Marechal Cândido Rondon para sediar a base do batalhão seguiu critérios técnicos e atende a uma das principais necessidades da região. “Esse é o primeiro batalhão de fronteira do País e mostra que o governo está empenhado em atender às demandas da região Oeste, especialmente no que diz respeito à segurança pública”, afirmou.

A instalação do Batalhão de Fronteira faz parte do plano integrado de segurança para o Oeste do Estado, que inclui duas novas companhias da PM (Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste), o fortalecimento do comando da corporação em Cascavel e uma base de lanchas no lago de Itaipu. Foz do Iguaçu vai receber uma das cinco bases operacionais que terão um helicóptero para ações de socorro, resgate, emergência e policiamento.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que a criação do Batalhão de Fronteira estava prevista em uma lei de 1998, que não foi cumprida. “O batalhão terá um efetivo bem formado e treinado, com mobilidade e comunicação eficientes. A região é estratégica e será sempre preocupação permanente formar um cinturão de proteção nos municípios que têm fronteiras internacionais”, disse o secretário.

Segundo Cesar, a medida faz parte do Programa Paraná Seguro, que prevê ainda a contratação de policiais militares e civis, aquisição de viaturas com tecnologia embarcada, construção de delegacias cidadãs e batalhões da Polícia Militar. “O plano lançado pelo governador é consistente e atende às aspirações da sociedade e das instituições policiais”, afirmou.

ESPECIALIDADE – De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o novo batalhão será o primeiro do Brasil especializado no atendimento à região de fronteira. “A unidade será um Bope da fronteira, com armamento e viaturas adaptados para combater o contrabando e o tráfico na região”, disse ele.

Segundo Bondaruk, o objetivo do governo é implantar no Paraná o policiamento comunitário. “Sem a participação do povo não há cidadania. Queremos uma polícia forte, valorizada e integrada com a população”, disse.

VISITAS – Ainda em Marechal Cândido Rondon, que comemora 52 anos, o governador visitou a ExpoRondon. Depois, Richa visitou os municípios de São José das Palmeiras e Ouro Verde do Oeste para anunciar investimentos em agricultura, infraestrutura, educação e habitação.