Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/08/2012

Paraná terá R$ 75 mi em segurança

As primeiras capitais a receberem os CICC são aquelas que sediarão a Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Natal). O governo federal prevê que essas cidades vão começar a receber os equipamentos a partir de fevereiro e que os centros estejam instalados até maio do mesmo ano – um mês antes do evento.

Apesar de não sediar a Copa das Confederações, Curitiba e as demais capitais também devem receber seus primeiros equipamentos no primeiro semestre de 2013.
Equipamentos

Entre o que deve ser antecipado, a Polícia Militar do Paraná deverá ganhar um equipamento que será acoplado a um dos dois helicópteros da corporação para captar imagens e enviá-las aos centros de controle. Além disso, deve receber três desencarceradores, para remoção de vítimas de trânsito, e três plataformas de observação e plataformas móveis que comportam até três policiais e contarão com câmeras para facilitar a observação de aglomerações no mundial.

Além desses três itens, cada estado deverá receber do governo federal links de comunicação para os centros de controle fixo e móveis, 200 unidades de tecnologia embarcada para viaturas, kits de operação não letais, com pistolas elétricas e lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, e um sistema antibomba completo (veículo, roupa de desfragmentação, robô antibomba e raios X), além de uma delegacia móvel integrada aos CICC.

Segundo a Polícia Militar, está indefinido o local onde o centro de comando e controle paranaense será instalado, mas a sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), no Centro Cívico de Curitiba, é um dos locais estudados para receber as instalações. O estado ainda contará com outros dois centros móveis, que funcionarão em ônibus, e outro que ficará na Arena da Baixada, estádio sede de quatro partidas da Copa do Mundo.

Tanto o governo federal quanto o estadual garantem que, após os eventos da Fifa, os equipamentos continuarão à disposição dos estados.