Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/08/2012

Grupos de inteligência e planejamento reforçam policiamento na fronteira

Durante palestra, o secretário expôs os desafios do trabalho do GGI. O Paraná possui 139 municípios na faixa de fronteira, com 447 quilômetros de extensão, além do lago de Itaipu, que possui na margem brasileira 1,4 mil quilômetros, abrangendo 16 cidades.

Os principais crimes cometidos na região de fronteira são tráfico de drogas, tráfico internacional de armas, explosivos e munições, contrabando, exportação ilegal, roubo e furto de veículos, imigração ilegal de pessoas, crimes ambientais e desmatamento.

O secretário da Segurança Pública ressaltou que com uma ação integrada foi possível para realizar grandes operações com instituições como o Exército Brasileiro, polícias federal, militar e civil, Receita Estadual e Federal. Foram realizadas na região as operações Fronteira Sul, Fronteira Oeste, Ágata, Divisa Sul, Divisa Norte, Rodoviária, Fronteira e Paraná Seguro.

GGI – O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira foi criado pelo decreto número 1.192, de 28 de abril de 2011. O Estado do Paraná criou e regulamentou o seu funcionamento, reorganizando todas as forças de segurança pública na região, além de estabelecer o comando de operações de fronteira, bases fixas ao longo da fronteira paranaense com o Paraguai e a Argentina, com reforço policial nas divisas estaduais com Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

EVENTO – A Conferência Nacional de Fronteiras reuniu as instituições que fazem parte do Plano Estratégico de Fronteiras para debater os principais programas lançados pelos órgãos governamentais. Entre os temas destacaram-se os desafios a serem enfrentados, o trabalho colaborativo de cada órgão de segurança, as propostas para continuidade e a inovação e modernização tecnológica.

O evento proporcionou também um ambiente para networking e negócios, aproximando a indústria e os principais influenciadores e tomadores de decisão.

Participaram da conferência o brigadeiro da Aeronáutica Roberto de Medeiros Dantas; o general do Exército João Roberto de Oliveira; Alex Jorge das Neves, da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além de secretários de Segurança e Justiça dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia.

Estiveram presentes ainda autoridades dos ministérios da Defesa, Justiça, Fazenda, Relações Exteriores, Integração Nacional e Meio Ambiente, Receita Federal, Batalhões de Fronteiras, forças policiais (federal, militar, civil, rodoviária federal, delegacias de fronteira e unidades especializadas), universidades, além de especialistas e representantes da indústria.