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29/08/2012

Para melhorar qualidade do serviço 190, PM promove evento em parceria com consultor de carreiras para policiais

Para promover a importância de ter soldados engajados na segurança da população e enaltecer a relevância e importância da Carreira Militar aos seus integrantes, o Comando da Corporação, buscou o apoio do consultor especialista em RH Bernt Entschev. Ele falará aos policiais militares sobre diferenças e vantagens da carreira militar em relação à iniciativa privada, políticas de cargos e salários, além de relembrar e ressaltar a importância do serviço à população enaltecendo outros pontos diversos.

“[o treinamento] Vai colocar para eles o seu verdadeiro grau de importância dentro da sociedade, mostra-los que têm uma carreira diferenciada e o porquê eles têm que ter essa dedicação com a carreira. Além disso, mostrará o porquê se diz carreira policial e não emprego – não é uma situação comum, ela [carreira] é diferente e isso vai ser bem enfatizado, o que será muito importante. Buscamos sempre proporcionar aos nossos policias o que há de melhor”, garante o Coronel César.

DADOS – Se utilizarmos dados de 2012 do COPOM, fazendo uma média entre os meses, temos o seguinte: Por dia (em situação normal), são atendidas, entre 6 e 9 mil ligações pelos atendentes 190, em dias de pico, principalmente finais de semana sem problemas meteorológicos, este número chega a quase 11 mil ligações. “Esse número varia entre os dias de semana (menos ligações) e finais de semana (aumento considerável das ligações)”, explica o Chefe do COPOM, major Olavo Vianei Nunes.

Destas ligações, 15% tornam-se ocorrências, 40% são pedidos de informação, entre 30% e 35% são trotes e 10% são de pessoas que não falam nada ou desligam antes de serem atendidas. Portanto, cerca de 85% das ligações direcionadas para o 190 são ligações indevidas, e 15% são ligações que propriamente geram ocorrências, ou seja, que demandam atendimento policial de emergência.

De acordo com o Chefe do COPOM, major Olavo Vianei Nunes, o Centro de Emergência 190 dispõe de uma linha digital que identifica o número e torna possível a localização do telefone utilizado para passar trote. “Ligações originadas de telefones públicos podem ser alvos de levantamentos específicos para verificar a incidência geográfica das ligações, a localização da pessoa e sua prisão”, revela.

Ele também alerta que quando o serviço da PM é acionado, e uma viatura se desloca com a devida prioridade, temos a exposição a risco desnecessário da equipe e dos usuários da via; há um custo, que é pago pela sociedade, inutilmente em razão das despesas geradas pelo acionamento indevido; e na outra ponta, quando alguém realmente precisa de ajuda da polícia, a pessoa pode encontrar o telefone ocupado ou falta de viaturas. “Isso atrasa o atendimento e sobrecarrega o telefone de emergência. Com essa prática, a própria sociedade acaba interferindo no desempenho dos serviços públicos – comprometendo a qualidade e a rapidez nos atendimentos”, avalia o Coronel César.

SOBRE O PALESTRANTE - BERNT ENTSCHEV – Headhunter, trabalha na área de Recrutamento e Seleção de Executivos há mais de 25 anos. Anteriormente ocupou diversas posições executivas na Souza Cruz, além de ter sido CEO e membro do Board da Manasa. Bernt é colunista nos jornais Gazeta do Povo, de Curitiba; Correio do Povo, de Jaraguá do Sul; Revista Amanhã, do Rio Grande do Sul; e no La Nación, do Paraguai.

Também é comentarista de Recursos Humanos no telejornal Bom Dia Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação, filiada da TV Globo; e nas rádios CBN e Transamérica, de Curitiba. Autor dos livros "Executivos, Alfaces & Morangos" e "Talento em Pauta – Como reger sua carreira", Bernt atua como conselheiro das instituições AMCHAM, AHK, ABRH e IBEF e já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH.

Fonte: Assessoria PM