Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
03/09/2012

“Policial não é carcereiro, nem guardião de presos”, protesta Sinclapol contra superlotação nas delegacias de polícia



“Policial não é carcereiro, nem guardião de presos”. “Penitenciárias de padrão internacional, delegacias com padrão medieval”. Essas são algumas frases que estampam as faixas de protesto anexadas nesta sexta-feira, 31, pelo Sinclapol, nas portas das delegacias de polícia de Curitiba e da Região Metropolitana da capital paranaense.

Segundo o presidente do Sinclapol, André Gutierrez, a ação é um protesto da categoria contra a superlotação nas carceragens das delegacias de polícia, fato considerado grave e que aflige de forma direta a qualidade e as condições de trabalho dos policiais civis no Paraná.

“Defendemos a transferência imediata dos detentos das carceragens para Secretaria Estadual de Justiça, pois tal medida vai desafogar o trabalho dos policiais e o mais essencial, evitar o grave problema do desvio de função”, disse Gutierrez.

Para visualizar o cenário, o presidente da Comissão de Segurança da Alep, Mauro Moraes, citou o exemplo as DPs da capital que estão com mais de 150% da sua capacidade de lotação. O parlamentar considera, desse modo, fundamental que o Paraná cumpra “o quanto antes a meta nacional de transferência de presos para penitenciárias”. Sobre o tema, disse ainda Moraes: “Além de garantir espaço e tratamento adequado para a ressocialização de presos, o esvaziamento das celas nas delegacias também tira um fardo das costas de policiais civis, que não são responsáveis por este tipo de serviço”, avalia.

Fonte: Assessoria Sinclapol