Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/09/2012

Imprudência do motorista contribui para o aumento no número de acidentes e mortes no feriado, aponta BPRv


“Só para se ter uma ideia, foram emitidas 4.872 notificações por excesso de velocidade nas estradas no Paraná. Este tipo de infração, aliada a confiança extrema ao volante fazem com que o motorista descuide de si e dos outros tornando-se alvo fácil de acidentes”, garante Bruno. Além das notificações por excesso de velocidade, o BPRv lavrou outras 2.934 em todo o estado, contra 3.496 no feriado do ano passado.

“Estas notificações foram emitidas, por exemplo, contra motoristas que ultrapassaram em local proibido, que ele ou outro integrante viajava sem cinto, em relação a irregularidade dos equipamentos obrigatórios do veículo, entre outros”, descreveu o major. “A direção defensiva é muito importante, pois o difícil não é guiar um veículo, mas cuidar dos outros motoristas”, ressalta o major.

A fiscalização nas estradas paranaenses neste ano se deu de terça-feira (06/09) às 14h até está segunda (10/09), às 12h. “Reforçamos a fiscalização por conta do feriado de sete de setembro que geralmente leva muitas pessoas às praias e ao interior do estado”, lembra o major. O dia mais crítico, de acordo com o major, foi a sexta-feira (07/09). Houve o maior número de mortes (63), de feridos (14), feridos (52) e autuações gerais (898).

“Na sexta tivemos casos críticos e que elevam uma estatística, por exemplos, na cidade de 1º de maio, região do posto rodoviário de Charles Nauffal, uma família que tinha ido pescar, na volta, o condutor perdeu a direção, saiu da pista, bateu em uma placa de trânsito e seis pessoas morreram, ou seja todos que estavam no carro, inclusive um bebê de dois anos. Provavelmente ele tinha bebido. No mesmo dia, em São Mateus do Sul, três pessoas morreram em um acidente. Em Marmeleiro o trânsito também fez outras três vítimas fatais; o mesmo ocorreu em Madianeira, perto de Missal, onde duas pessoas morreram”, descreve major.

Para garantir a tranquilidade dos motoristas e passageiros, a operação contou com radares eletrônicos, policiamento nos principais pontos, utilização de aparelhos bafômetros, bloqueios e inversão de pista. “A tecnologia bem aplicada, aliada à fiscalização dos motoristas, faz parte do plano do BPRv para fiscalizar os condutores nas estradas paranaenses”, destaca Bruno.

LITORAL – O número de acidentes nas estradas paranaenses que levam ao litoral também aumentou no feriado se comparado com o mesmo período do ano anterior. Neste ano foram registrados 13 acidentes contra quatro no feriado de 2011. Houve o registro de uma morte neste feriado nas estradas do litoral e nenhuma no ano passado. O número de feridos, por sua vez, dobrou subindo de dois para quatro.

O Comandante da 1ª Companhia do BPRv capitão Alexandre Dupas disse que o reforço no policiamento teve como objetivo coibir o excesso de velocidade, o uso de bebidas alcoólicas e o desrespeito às normas de trânsito, principais causadores de acidentes. Nas estradas do litoral também foram emitidas 480 autuações de trânsito; no ano passado foram 328.

“As estradas que levam ao litoral sempre registram um grande fluxo de veículos, então a atenção deve ser redobrada, mas, infelizmente, alguns motoristas não levaram isso em consideração, o que resultou nos acidentes e atropelamentos”, ressaltou o capitão. Nas estradas que levam ao litoral, foi registrado neste feriado um atropelamento, enquanto no ano passado não houve nenhum.

INVERSÃO – Para garantir a tranquilidade da população o BPRv, por meio da 1ª Companhia da unidade, realizou neste domingo (11), a inversão do tráfego na PR-407, das 14h às 18h30. Neste horário foi permitido transitar por toda a extensão da via no sentido Pontal do Paraná à BR 277. “O objetivo é organizar melhor o trânsito, evitar acidentes e amenizar os congestionamentos que ocorrem na volta do feriado da independência no litoral, por aquela via”, acrescenta.

Durante a Operação Inversão, o motorista que estava descendo ao litoral transitou pela rodovia Alexandra-Matinhos (PR-508), que possui pista dupla. Na PR-407 a pista é simples e os dois sentidos foram usados pelos carros que deixavam as praias em direção a Curitiba ou a Paranaguá. “A inversão é importante porque esta estrada possui acostamento reduzido, evitam-se, assim, os acidentes”.

Fonte: Assessoria PMPR