Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/09/2012

Estado vai abrir duas mil vagas em presídios até o final do ano

“O esforço que faremos é para chegar no final do ano com menos de 10 mil presos em delegacias”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques. Em dezembro de 2010, o número de presos em delegacias no Paraná era de mais de 16 mil. Segundo o Sistema de Informação de Penitenciárias (Infopen), atualmente o número foi reduzido para 11,9 mil.

Além de Vasques, participaram do encontro a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani; o secretário-chefe de Gabinete, Deonilson Roldo; o secretário da Administração e Previdência, Jorge de Bem; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk; e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.

AGENDA - De acordo com Cid Vasques as reuniões serão constantes. "Nossa primeira reunião de trabalho foi importante para o estabelecimento de uma agenda permanente de encontros. Cada um dos presentes sai daqui com uma missão e uma tarefa. As perspectivas são muitos boas. Até o final do anos vamos transferir esses presos", disse.

Para secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, a questão prisional é uma preocupação permanente do governador Beto Richa. "Já reduzimos em 27% o número de presos em cadeias desde o início de 2011. Agora, o Departamento Penitenciário Nacional aprovou os projetos do Paraná para a construção de novos presídios, criando cerca mais 6 mil vagas. Serão investidos R$ 160 milhões com recursos nacionais e estaduais", explicou a secretária.

Para Luiz Eduardo Sebastiani, a resolução do problema é urgente. "O relacionamento cooperativo entre as secretarias de Justiça e Segurança Pública é importante para que tomemos decisões rápidas e objetivas", disse.