Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/09/2012

Paraná tem 14 projetos de novos presídios aprovados

A 4ª edição da exposição que faz um resgate histórico do Sistema Penitenciário do Paraná foi instalada na antiga Prisão Provisória de Curitiba, também conhecido como Presídio do Ahú. A secretária lembrou que será a última oportunidade de conhecer o prédio com suas características originais, porque grande parte da área será demolida para construção do Centro Judiciário do Estado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Para o diretor do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), Maurício Kuhne, a exposição é importante na medida em que revela uma parte relevante da história estadual. “Todo o material da mostra nos faz refletir e serve de subsídio para projetarmos um futuro bem melhor”, disse.

Segundo ele, o sistema penal começou com uma única prisão – exatamente a que recebe a exposição - hoje são 30 unidades por todo o Paraná. “Vamos construir e ampliar, abrir vagas e fazer as adequações que o sistema carece”, afirmou. Ele disse que neste novo cenário, os municípios também deverão assumir um papel relevante dentro do sistema de execuções penais.

EXPOSIÇÃO - A mostra conta com acervo documental que retrata a execução da pena, acervo fotográfico e de bens móveis e imóveis, entre outros objetos de raro valor, permitindo que o público conheça mais de perto o cotidiano de uma penitenciária.

O destaque nesta edição é a réplica do primeiro carro condutor de presos e, também, a reprodução de dois modelos de celas anteriores a 2006, quando a Prisão Provisória de Curitiba foi extinta. Também estão expostos o primeiro relatório anual das atividades da penitenciária, de 1909, e o Decreto 564 de 1908 que instituiu o Regulamento da Penitenciária do Estado. Publicações anteriores à inauguração da penitenciária, nos Jornais 19 de Dezembro e Diário da Tarde, além da primeira planta e projeto da penitenciária de 1880, também são destacadas na exposição.

SERVIÇO: Exposição 104 anos do Sistema Penitenciário

Abertura: 21/09 (sexta-feira), às 14h, até dias 22 (sábado) das 10h: as 17h e dia 23 (domingo), das 13h às 17h30.

Local: Avenida Anita Garilbaldi, 750, Bairro Ahú - Curitiba/PR.