Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
25/09/2012

“Operação Força Integrada” aborda mais de 10 mil pessoas, prende 78 e apreende diversas armas e drogas no Paraná

Mais de 10,4 mil pessoas e 3,4 mil veículos foram abordados durante a “Operação Força Integrada”, realizada em todo o território do estado do Paraná, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2012 pela Polícia Militar. As equipes prenderam 78 pessoas, localizaram 16 armas de fogo, quatro simulacros e 104 munições. Também apreenderam 29 kg de maconha, 288 pedras de crack, 288 frascos de lança perfume e 952 porções de outras drogas.

“Esta ação foi desenvolvida neste primeiro final de semana em cumprimento a uma determinação do novo Secretário de Segurança Pública, Cid Vasques”, explicou o Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Alberto Souza. De acordo com ele, mais operações como esta devem acontecer daqui para frente. “Nós continuaremos exercendo tal ação, já que um dos eixos do Programa Paraná Seguro é a integração das forças de Segurança Pública”, completou.

A operação foi realizada em cerca de 50 cidades do Paraná, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu Ibiporã e Coronel Vivida. Realizada pelos Comandos Regionais da Polícia Militar (CRPM), a operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Polícia Civil, além de outros órgãos Estaduais e Municipais.

Ao todo, foram registradas mais de 100 ocorrências, 40 delas de flagrante, 12 de flagrante de ato infracional, 20 cumprimentos de mandados e 18 apreensões de objetos. Outros 20 casos terminaram em confecção de termos circunstanciados.

ABORDAGENS - Os policiais abordaram 10.414 pessoas, prenderam 78, assistiram nove e apreenderam 31 adolescentes nestes três dias de ação. Só em Curitiba e Região Metropolitana, foram realizadas mais de 2.100 abordagens. Entre as realizadas na capital, 1.400 foram no Largo da Ordem, nos dias 21 e 22/09, e outras 163 no bairro Boqueirão.

Entre os 3.410 veículos revistados pelos policiais militares, 273 foram apreendidos e 18 recuperados. Quase 500 notificações por infração do Código de Trânsito foram confeccionadas. “É muito importante fazer vistorias nos veículos, já que podem transportar drogas e armas, além de produtos furtados e pessoas procuradas pela justiça”, lembra César.

Em Londrina, norte do estado, região do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), mais de 2 mil pessoas e 651 veículos passaram pela abordagem policial. Entre os carros, 11 foram encaminhados à Polícia Civil e oito eram roubados e foram recuperados. Naquela cidade, a polícia também expediu 181 notificações de trânsito.

Em Cambé, município vizinho à Londrina, com 96.733 habitantes, segundo dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 700 pessoas e 300 carros foram revistados, sendo que três pessoas ficaram presas e sete adolescentes e três veículos apreendidos.

Na área do 3º CRPM, 626 veículos foram vistoriados e mais de 1.000 pessoas abordadas. A PM foi responsável pela prisão de oito pessoas e pela apreensão de sete na região. Onze veículos também foram apreendidos, um foi recuperado e 14 notificações foram confeccionadas.

ARMAS E MUNIÇÕES – Em todo o estado, a “Operação Força Integrada” resultou na apreensão de 16 armas de fogo, sendo 10 revólveres, três pistolas e três carabinas, além de 104 munições e quatro simulacros. “Toda vez que uma arma é retirada de circulação, pequenos crimes, como roubos e furtos, ou até homicídios são evitados, melhorando, assim, a segurança de todos”, afirmou o Subcomandante-Geral da PM.

Sessenta munições foram localizadas no sudoeste e oeste do estado, áreas do 5º CRPM. Sete delas e uma das três carabinas estavam no bairro Pinheiros, em Pato Branco, um dos locais onde aconteceu a ação. A segunda carabina, três revólveres, duas pistolas e outra carabina foram encontradas em Foz do Iguaçu, juntamente com 41 munições. Os quatro simulacros apreendidos estavam na Rodoviária de Medianeira, cerca de 60 km de Foz.

DROGAS – Em todo o estado, a Polícia Militar apreendeu 28 kg de maconha, 288 pedras de crack, 10 comprimidos de ecstasy e 288 frascos de lança-perfume. Também foram apreendidas 952 porções de outras drogas.

Na Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, foram localizados todos os 288 frascos de lança-perfume. O entorpecente estava com um adolescente, de 16 anos, que também possuía uma escopeta calibre 12 e de uma pistola 9mm. Nos Campos Gerais, região comandada pelo 4º CRPM, 155 pedras de crack foram apreendidas em duas cidades, sendo 38 de Guarapuava e 117 de Telêmaco Borba. Ainda nesta área, nove flagrantes foram realizados, sendo um deles por ato infracional.

Policiais do 6º Comando Regional, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), localizaram 10 comprimidos de ecstasy em São José dos Pinhais e 34 pedras de crack em Almirante Tamandaré, entre outras apreensões.

“OPERAÇÃO FORÇA INTEGRADA” - De acordo com o Subcomandante-Geral, a Polícia Militar agiu principalmente com apoio das Guardas Municipais, da Polícia Civil, dos setores de trânsito e do Conselho Tutelar com as Secretarias de Urbanismo. “Esta integração entre as forças garante melhor qualidade de vida para a população de todo o estado, além de maior traquilidade”, comentou.

Assim como nas ações que já estão acontecendo em Curitiba, o objetivo da Operação é transmitir à comunidade paranaense maior segurança, através da prisão de traficantes e da apreensão de armas e drogas, a fim de combater o tráfico destes materiais ilícitos e reduzir as taxas de homicídios.

Para tanto, veículos e pessoas foram vistoriados, através de ações determinadas pelos CPRM. Durante a “Operação Força Integrada”, os policiais realizaram diversas batidas policiais e ações de bloqueios através de policiamento ostensivo fardado, policiamento velado, preventivo e repressivo.

O coronel também citou outras ações da PM que, somadas à esta, contribuem com a segurança da população. “[Na capital, por exemplo,] as famílias estão retornando ao Parcão [parque localizado ao lodo do Museu Oscar Niemeyer, onde foram realizadas diversas operações em Setembro], para passear com suas famílias”, exemplificou o coronel César.