Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
04/10/2012

Governador instala no bairro Tatuquara a nona UPS da capital

IMPLANTAÇÃO – A unidade do Tatuquara começou a ser implantada na madrugada de segunda-feira (01/10), com ações das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. Foram mobilizados 154 policiais militares, 40 viaturas, além de 27 integrantes da Guarda Municipal. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, na ação foram abordadas 1,4 mil pessoas e revistados 186 veículos. "Também executamos um mandado de prisão e uma pessoa foi detida", destacou.

Em ações prévias da Polícia Civil, realizadas na região da nova UPS nos últimos três meses, foram presas 17 pessoas, entre homicidas e traficantes e cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de meio quilo de cocaína, quatro armas de fogo e 162 munições.

"As forças policiais vieram para ficar e contribuir para a ordem e o bem-estar da comunidade", disse o delegado-geral da Polícia Civíl do Paraná, Marcos Vinícius Michelotto.

UNIDADES – O processo de implantação das Unidades Paraná Seguro em Curitiba será concluído com a instalação da base no bairro Cajuru, até o final do ano. Com isso, a capital terá dez unidades.

O governador reafirmou o compromisso de expansão das ações de segurança pública para todo o Estado. De acordo com ele, em 2013 será iniciada a implantação das UPS no interior, a começar pelas cidades de Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Infelizmente não se elimina uma cultura de violência de tantos anos em curto prazo. Os resultados serão mais eficazes na medida em que as ações se consolidarem”, afirmou Richa.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, o governo estadual trabalha para reestruturar a segurança pública, com uma série de ações previstas no Programa Paraná Seguro. O programa prevê a contratação de 12 mil policiais, compra de 3,2 mil viaturas com tecnologia embarcada, implantação de 400 módulos móveis, construção de 95 delegacias e implantação de novos batalhões da Polícia Militar. "Em todo o Estado está em prática uma nova visão de segurança pública, pautada no respeito pelo cidadão e ações efetivas de combate à criminalidade", afirmou.

Em Curitiba a primeira unidade foi implantada no bairro Uberaba, em março. Em maio, foi a vez do Parolin receber a base fixa de policiamento. Outras cinco unidades estão em funcionamento na Cidade Industrial de Curitiba: Vila Sandra, Vila Verde, Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Sabará; além de uma unidade na Vila Osternack, no Sítio Cercado.