Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/10/2012

Instalada no bairro Cajuru a décima UPS da capital

O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, disse que a UPS será a mão forte do Estado dentro do Cajuru. “É a chegada da polícia cidadã, capacitada e valorizada neste governo, e que a partir de agora se integra em definitivo a esta comunidade. É mais um passo que se dá no sentido de tirar o Paraná do atraso”, declarou.

O bairro Cajuru possui 90 mil habitantes. Segundo dados da Polícia Militar do Paraná, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 36 homicídios dolosos no bairro. O processo de instalação da UPS começou sábado (13/10), em operação que envolveu mais de 150 policiais militares, 20 viaturas, 27 integrantes da Guarda Municipal e duas viaturas da Polícia Civil.

O comandante-geral da Polícia Miltar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, disse que nos primeiros dias de ocupação da região do Cajuru 606 pessoas foram abordadas e três pessoas detidas, 169 veículos revistados (um deles recuperado de roubo) e 27 locais vistoriados. A polícia também fez apreensões de cocaína (1,2 kg) e crack (180 pedras e 1 kg em barra).

A UPS do Cajuru contará com um canil para apoiar revistas e buscas por drogas. “Com a presença constante das forças policiais já constatamos uma diminuição nos índices de criminalidade e no tráfico de drogas, principalmente nos bairros que contam com as UPS", afirmou Bondaruk.

PREVENÇÃO – O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, disse que o setor de inteligência da instituição realizou um trabalho preventivo três meses antes da instalação da unidade. Segundo ele, foram presos 17 criminosos, envolvidos com o tráfico de drogas e com homicídios. "Uma vez identificados os criminosos e comprovada a participação deles nos crimes, pedimos à Justiça os mandados de prisão", disse o delegado.

O projeto de implantação das UPS em Curitiba começou no mês de março, com a instalação da primeira unidade no bairro Uberaba. Depois, os bairros Parolin, Cidade Industrial de Curitiba (vilas Verde, Sabará, Nossa Senhora da Luz, Caiuá e Sandra), Sítio Cercado e Tatuquara também receberam o policiamento comunitário.


BOMBEIROS – De acordo com o governador, com a instalação do posto do Corpo de Bombeiros será possível diminuir o tempo de chegada ao local das ocorrências. A estimativa é que o chamado tempo de resposta seja de no máximo cinco minutos. A nova unidade pertence ao 1° Grupamento da capital e fica na Rua Fortaleza, número 1.000. O posto recebeu recursos de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado. Conta com efetivo de dez pessoas e está equipado com um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância do Siate.

O subgrupamento é também a base do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), grupo de elite do Corpo de Bombeiros que atende ocorrências de afogamento, achado de cadáver, buscas aquáticas, terrestres e incêndio florestal. "Este grupo atuará no bairro Cajuru e parte da Região Metropolitana de Curitiba, com uma caminhonete e uma embarcação", informou o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento.