Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/11/2012

Batalhão do Norte tem novo comandante



“Esperamos que [após essa troca] mantenha a tradição dos bons serviços prestados pelo 10º Batalhão à comunidade e região”, destacou o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk. A mudança, de acordo com ele, foi natural e fruto dos bons serviços prestados pelo tenente-coronel João Jorge dos Santos Júnior.

”O tenente-coronel estava fazendo um serviço excepcional, inclusive reconhecido pela comunidade e por este comando. Para tanto, como prêmio e reconhecimento dos seus esforços, à sua dedicação e à qualidade dos seus serviços prestados , ele foi guindado ao cargo de Chefe do Estado Maior de um Comando Regional”, enalteceu o Comandante do 2º CPRM, coronel Altivir Cieslak.

“Não é, nem nunca foi fácil, [mas] penso que a missão foi cumprida”, afirmou o tenente-coronel João Jorge dos Santos Júnior. O oficial permaneceu no comando do 10º Batalhão por treze meses. Período em que, segundo ele, houve redução nos índices de assassinatos. “Até ontem, foram registrados aqui em Apucarana 11 homicídios, ou seja, 9,17 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, que significa redução de aproximadamente 50% se comparado ao mesmo período do ano passado”, garantiu.

Após deixar o cargo, o tenente-coronel João Jorge assumirá a chefia do Estado Maior do 4º Comando Regional da PM (4º CPRM), com sede em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A unidade é responsável pela administração do 1º e do 16º Batalhões (BPM), além de quatro Companhias Independentes (1ª, 2ª, 3ª e 8ª CIPM).

Tantos elogios ao antigo Comandante fazem com que a responsabilidade do tenente-coronel Santos seja ainda maior. “Venho substituindo um companheiro de turma, que, por sinal, fez um excelente trabalho, alvo de elogios do Comando Regional e que me deixa muito desconfortável, porque vou ter que melhorar”, comentou.

“O contexto, quando ele assumiu, eu não sei como era, mas não era bom e, nesse um ano e um mês, ele conseguiu fazer com que a unidade tivesse um destaque enorme na sociedade, o policiamento reduziu quase todos os delitos na região administrada pelo 10º Batalhão”, relembrou o novo Comandante da unidade.

Segundo ele, o trabalho realizado pelo tenente-coronel João Jorge foi excelente. “Foi um trabalho muito bem feito, com objetivos e metas bem cumpridos e eu venho para substituí-lo”, enalteceu. “Meu objetivo também será esse, tentar manter, no mínimo, a criminalidade no patamar em que está, completou o tenente-coronel Santos.

EFETIVO – “Estamos trabalhando arduamente para que possamos incluir mais uma turma de policiais à unidade, o mais rápido possível”, destacou o coronel Roberson. O edital, de acordo com ele, já está sendo aberto e os policiais devem ingressar no começo de 2013. “Curitiba, Apucarana e outras cidades importantes do Paraná devem ser contempladas com turmas dessa contratação”, completou.