Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
27/11/2012

Moraes elogia agilidade na renovação de CNH


O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, vê como positiva as mudanças feitas pelo Detran/PR para facilitar a renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

Para renovar o documento, o motorista não precisará mais enfrentar filas no Departamento de Trânsito do Estado para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. Próximo ao período de término da validade da carteira, o motorista receberá correspondência com o aviso. Em seguida, poderá agendar a consulta médica pela internet e, concluído o processo, receberá a documentação em casa.
“Essa medida certamente irá diminuir o número de carteiras vencidas circulando pelo Estado. Na prática, a regularização do documento estimula o motorista a manter todo o restante da documento relacionada ao veículo e documentação em dia”, comenta Moraes.

O novo sistema está em fase final de implantação e a previsão é que esteja disponível no início do próximo ano. Segundo o Detran, em 2013 cerca de 527 mil renovações, quase 64% do total previsto para o ano, serão feitas de forma não presencial. A estimativa é que nos próximos três anos, 1,4 milhão de pessoas deixem de ir a uma unidade do Detran e recebam a CNH em casa.