Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
04/12/2012

Mais 148 policiais militares do Paraná concluem o Curso Especial de Formação de Cabos

A Polícia Militar do Paraná formou 148 novos cabos na manhã da última sexta-feira (30/11). A formatura ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e contou com a presença do coronel Cesar Vinicius Kogut, responsável pela Corregedoria-Geral da PM, do tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho, comandante da APMG, oficiais e praças, além de familiares e convidados.

A solenidade finalizou o Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC). Esta turma se formou pelas normas da lei nº 15.946, criada pelo Governo do Estado, em setembro de 2008. Ela prevê, entre outros benefícios, que o soldado da PM, com no mínimo 15 anos de serviço e com ótimo comportamento, adquira o direito de frequentar o curso especial de formação de cabos e a respectiva promoção. Para isso, é feito o curso especial de formação, que garante a promoção dos formados ao próximo posto.

Depois de promovidos, os cabos e sargentos que completarem 26 anos de serviço poderão requerer 80% de diferença salarial para a graduação imediatamente superior. Aos 31 anos de serviço, eles têm direito aos 20% restantes. A lei determina ainda que esses policiais poderão requerer promoção à graduação superior, garantindo salário e título na aposentadoria, quando faltarem seis meses para os 35 anos de serviço.

Durante dois meses esses profissionais fazem reciclagem das atividades já desenvolvidas e aprendem novos métodos. Após a formatura, os policiais, lotados em distintas regiões do Estado, retornam como multiplicadores do aprendizado adquirido.

A cabo Marcia Greskiu Gabriel, do 4º Comando Regional da PM, foi a única mulher a participar do curso e também a primeira colocada geral pelas melhores notas. “Revi conceitos e ensinamentos do meu curso de soldado. Mas a emoção de hoje não tem explicação, por relembrar os meus 26 anos de corporação e a dificuldade de todos esses dias por ficar longe da família”, contou.