06/12/2012
Fórum Legislativo de Segurança Pública fará reunião em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu sediará, no dia 15 de fevereiro de 2013, o terceiro encontro do Fórum Legislativo de Segurança Pública. O encontro tem como objetivo a promoção do intercâmbio de experiências relacionadas às questões de defesa social, aprimoramento das políticas de segurança pública dos Estados, bem como o acompanhamento das propostas de revisão da Legislação aplicável à defesa social.
Responsável pela organização do evento no Paraná, o deputado Mauro Moraes, que preside a Comissão de Segurança Pública do Legislativo paranaense, destaca a importância da realização do encontro na cidade de Foz do Iguaçu, região em que as ações de combate à criminalidade carecem de intervenção federal. “A região da tríplice fronteira não pode depender apenas da segurança estadual. Por lá entram mais de 80% de todas as drogas, armas e munições que circulam pelo país e que alimentam a indústria do crime”, comenta.
O evento contará com a participação dos deputados João Leite (PSDB/MG) e Gilsinho Lopes (PR/ES). Os dois parlamentares, juntamente com Moraes, são responsáveis pela criação do Fórum Legislativo de Segurança Pública. “Esse intercâmbio de experiências e ideias já apresenta resultados importantes. É fundamental termos a clareza de que a segurança pública não é um tema isolado em cada estado. Precisamos unir forças e unificar o discurso para vencer a escalada da violência”, defende o deputado paranaense.
Também confirmaram a presença o governador Beto Richa, a cúpula das forças de Segurança do Paraná e o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Durante o encontro será reforçado o conteúdo da Carta de Belo Horizonte, documento que representa a criação do Fórum e define metas de trabalho. Entram na pauta de discussão em Foz do Iguaçu o sistema nacional penitenciários e o custo da guarda de condenados por crimes federais; o incremento do sistema de defesa dos mais de 17 mil quilômetros de fronteira; e o papel da mídia na divulgação de assuntos ligados à criminalidade.