Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/12/2012

Polícia Militar prepara a segunda UPS do interior do estado, em Londrina

A Polícia Militar do Paraná inicia hoje, em Londrina, o processo para a instalação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior do estado. Às 6h00 da manhã, policiais militares, sob a coordenação do 2º Comando Regional da PM – sediado em Londrina – juntamente com policiais civis, iniciarão o congelamento do Jardim União da Vitória, para que nos próximos dias seja instalada oficialmente a UPS Jardim União da Vitória pelo Governo do Estado. A operação, além dos bloqueios, também cumpre aproximadamente 40 Mandados de Busca e Apreensão na região do Jardim União da Vitória.

A operação conta com 323 policiais militares, além dos policiais civis, preparando a área para que na segunda-feira (10/12) seja inaugurada a base fixa pelo governo do estado, na Avenida Guilherme de Almeida, nº 3.755, defronte ao CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança), quando então iniciarão as ações comunitárias no Jardim União da Vitória. Segundo o Comandante do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), Coronel Altivir Cieslak – designado pelo Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk para comandar a operação policial – depois da implantação “ficarão no local, a exemplo das UPS instaladas até agora no Estado, 37 policiais capacitados em policiamento comunitário”.

De acordo com o Subcomandante-Geral da PM e coordenador estadual das UPSs, coronel Cesar Alberto Souza, a cidade de Londrina inicia agora uma união para diminuir a criminalidade violenta e buscar a sustentabilidade em segurança pública. Os 323 policiais militares realizarão a operação em mais de 44 viaturas para tomar a área e deixá-la em condições de receber a UPS. Também serão aplicados no local, motos, cavalos e cães de faro do 5º Batalhão da Polícia Militar.

PRIMEIROS RESULTADOS – Durante as primeiras horas de operação de congelamento no Jardim União da Vitória, os policiais militares já prenderam duas pessoas, mãe e filho. A mulher de 50 anos com um mandado de prisão em aberto, e o rapaz de 23 anos que já possuía passagem. Até o momento foram apreendidos 57 pedras de crack, quatro buchas de cocaína, cinco buchas de pasta base, um revólver calibre 32 com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados, além de R$ 851,00 em dinheiro e R$ 35,65 em moedas.

A escolha da área para a instalação da UPS em Cascavel se deve aos números estatísticos registrado no local. “De acordo com os dados do 5º Batalhão, entre os anos de 2010, 2011 e 2012 ocorreram 12 homicídios no bairro, sendo que o índice no local é de 50 a cada 100 mil habitantes. Por isso, a região Sul de Londrina foi escolhida”, relata o coronel Cesar. O Jardim União da Vitória possui 10.086 habitantes e 2.822 domicílios. A área de abrangência

“O foco das UPS é a PM Comunitária, quanto mais tempo a gente passa, quanto mais a gente vai conhecendo a comunidade, quanto mais ela vai nos conhecendo, mais a comunidade confia na Polícia. Pedimos que a população ligue para o 181, passe informações, e dessa forma possamos prestar um serviço muito melhor, que se consolide e se torne definitivo”, pede o coronel Cesar.

Participam da operação pela Polícia Militar, policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar – Choque de Londrina, Cavalaria, Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Serviço Reservado, cerca de 100 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) que estão em estágio supervisionado, além de efetivos do 5º Comando Regional, 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que veio de Curitiba para dar apoio, e uma equipe do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER), com um helicóptero.

Segundo o coordenador estadual das UPS, todas as UPS instaladas, tanto na capital quanto no interior do estado, tiveram uma redução de 50% no número de homicídios e de roubos, em média. “Os dados mostram que houve uma redução significativa. Sem contar que neste mês de novembro tivemos o menor número de homicídios até agora, sendo apenas 34 em Curitiba, o que significa 30% a menos que o mesmo período de 2011”, afirma o coronel Cesar.