Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/12/2012

Corpo de Bombeiros ganha estátua no centro de Curitiba

Uma estátua que simboliza o centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná foi entregue na manhã desta quarta-feira (12) na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, este é o primeiro monumento do Brasil que presta uma homenagem a corporação.

A estátua tem dois metros de altura e é toda em bronze. Nela estão dois bombeiros em ação, um de 1912 e o outro de 2012, simulando o combate a um incêndio. De acordo com o sargento Walmir Weber, responsável pela projeção do monumento, a estátua simboliza a evolução da corporação. "Meu projeto foi realizado a partir da ideia do centenário que está completando o Corpo de Bombeiros. Tentei passar uma evolução da instituição por meio da estátua", afirmou.

A estátua liga, a partir de uma linha imaginária, o atual quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua Nunes Machado, 100, ao prédio da Biblioteca Pública do Paraná, onde foi o primeiro quartel da corporação, em 1912.

A inauguração do monumento marca o encerramento das comemorações do aniversário de 100 anos, que começaram em março deste ano. “É um orgulho poder estar a frente da corporação no ano de seu centenário. Esta estátua é uma homenagem aos bombeiros que trabalharam, que trabalham e também aos que irão trabalhar no Corpo de Bombeiros", disse o coronel Pombo.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, o monumento mostra gratidão. "A estátua vai deixar eternizado o respeito do povo paranaense pelo Corpo de Bombeiros”, acredita.

Participaram da cerimônia de entrega da estátua a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Valter Gonçalves, representando o secretário Cid Vasques na solenidade.