Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
18/12/2012

Estado amplia serviços públicos no Litoral para a Operação Verão

A agenda de atividades foi fechada nesta segunda-feira (17/12) em reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Além de Sebastiani, participaram do encontro os secretários Michele Caputo Neto (Saúde), Cid Vasques (Segurança Pública), Jonel Iurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Jackson Pitombo (Turismo) e Marcelo Cattani (Comunicação Social). Também estiveram presentes representantes da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, da Secretaria de Esportes, Copel, Sanepar, Detran, Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar.

De acordo com secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, a experiência da última Operação Verão contribui para aperfeiçoar os serviços que o Estado presta durante a temporada e dá tranquilidade para todos os envolvidos iniciarem uma nova ação. “Vamos garantir uma segurança pública de qualidade”, diz Vasques.

Para o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, as ações do governo se tornam ainda mais importantes quando há a contribuição da população. A Secretária de Meio Ambiente, por meio de suas autarquias, é responsável pelo coleta do lixo, a drenagem de canais, o monitoramento da qualidade da água, da areia, da incidência de águas vivas, entre muitas outras ações. “Faremos várias campanhas de orientação. O envolvimento da população é fundamental", disse Iurk.

SAÚDE - A Secretaria da Saúde vai reforçar a assistência nos principais postos e hospitais do Litoral durante a temporada. Além de equipamentos e medicamentos, o Governo vai ampliar o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades. Serão cerca de dois mil plantões médicos, 900 de enfermagem e dois mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento.

Em julho deste ano, entrou em funcionamento o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Regional do Litoral, que mantém ambulâncias em Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Paranaguá. Sete ambulâncias de suporte básico e uma UTI móvel estarão disponíveis durante a temporada.

Segundo o secretário Caputo Neto, os casos graves serão tratados no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. "No ano passado fizemos uma grande Operação Verão. Neste ano, já iniciamos as ações para garantir uma temporada muito mais completa e com um melhor atendimento a quem estiver nas praias", afirmou.

A secretaria vai manter a Central de Recuperação de Afogados, como no ano passado. A estrutura, que será montada no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos, vai atender ainda todas as emergências aquáticas, como acidentes com animais marinhos.

Durante a temporada, a Secretaria da Saúde vai oferecer testes rápidos para identificar doenças como aids, hepatites virais e sífilis. As equipes vão distribuir materiais educativos sobre as principais doenças presentes no Paraná. Desde outubro, a vigilância sanitária está treinando donos de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, mercados de peixe e vendedores ambulantes para se adequar às legislações sanitárias vigentes.

SEGURANÇA PÚBLICA - A Secretaria de Segurança Pública vai aumentar o número de policiais para garantir a tranquilidade na temporada de verão. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão um efetivo 20% maior que na operação passada. Serão 2.900 homens no Litoral, sendo 2 mil policiais e 900 bombeiros.

A PM vai usar ainda bicicletas no policiamento, assim como módulos móveis para o atendimento comunitário. Serão realizadas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) para garantir a ordem e o controle de ruídos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Trânsito, a Polícia Montada, a Companhia de Eventos e a Força Verde vão reforçar o trabalho.

A Polícia Civil vai ampliar o efetivo nas delegacias do Litoral com o objetivo de auxiliar na guarda de presos, na investigação do tráfico de drogas e coibir o porte de armas. O Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) atuarão no combate ao tráfico de entorpecentes em pontos estratégicos.

Homens do Corpo de Bombeiros vão atuar como guarda-vidas em 100 pontos ao longo da orla paranaense, no período das 8 horas às 20 horas. No interior do Estado, estarão em 50 pontos. Também serão empregadas 64 embarcações de salvamento e resgate em praia e 166 viaturas motorizadas.

O trabalho vai contar ainda com apoio de nove viaturas para áreas sem postos de guarda-vidas. As embarcações vão trabalhar 24 horas por dia. A corporação vai realizar também a distribuição de materiais de prevenção contra afogamentos e pulseiras para identificação infantil.

MEIO AMBIENTE - Para suprir às demandas ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto das Águas do Paraná vão realizar um trabalho de prevenção e conscientização. Além de coibir desmatamentos e a caça predatória, o IAP vai monitorar semanalmente a balneabilidade na água em 49 pontos de rios e mar. Uma novidade neste ano é a medição da qualidade da areia. O instituto realizará ainda atividades de orientação e educação ambiental no Litoral.

O Instituto das Águas do Paraná aumentou em 40% o pessoal em relação à Operação Verão 2011/2012. São 977 funcionários este ano, contra 680 na operação passada. As equipes já trabalham, desde o início de dezembro, na roçada de terrenos baldios, na retirada de material de podas e de construção em residências, na varrição de ruas e limpeza geral das praias. No último final de semana, também foi iniciado o programa de coleta de lixo. O serviço se estenderá até o final de fevereiro de 2013.

Um grupo de monitores de sensibilização ambiental capacitado vai trabalhar na conscientização da importância de separar o lixo reciclável em condomínios, hotéis, colônias de férias, nas travessias e outros locais do Litoral. A Secretaria do Meio Ambiente vai promover ainda atividades de orientação e educação ambiental no Litoral, além de preparar um programa de visitação de parques estaduais e unidades de conservação.

OUTROS SERVIÇOS - Com investimentos realizados durante o ano, a Sanepar vai assegurar a qualidade dos serviços de saneamento básico e abastecimento de água. Como na temporada passada, a Copel vai instalar pontos de acesso gratuito à internet com conexão sem fio. A companhia também vai promover campanhas do uso eficiente da energia elétrica, além de ampliar as equipes e o horário do atendimento.

A previsão é de circulação de 200 mil veículos na temporada, por isso as estradas que dão acesso ao Litoral estão sendo recuperadas. Um acordo prevê melhorias no trecho da concessionária Ecovia e também obras de manutenção e recuperação nas rodovias estaduais da região.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está trabalhando na recuperação de pavimentos, roçada ao longo das rodovias, pintura de faixas e recuperação e troca de placas de sinalização.

Fonte: Assessoria SESP