Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
26/12/2012

Uso de terminal móvel de dados auxilia no trabalho dos policiais militares


Há aproximadamente três meses, policiais militares da Unidade Paraná Seguro Uberaba (UPS Uberaba), do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, do Batalhão de Trânsito e do Pelotão de Choque estão fazendo testes com um novo equipamento, um tablet, para auxiliar na execução das ações policiais. Atualmente, ele está sendo testado, também, na UPS de Londrina (UPS Jardim União da Vitória).

O aparelho é um terminal móvel de dados, feito no Brasil e já utilizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele atende as normas militares, por ser resistente à queda, poeira, variação de temperatura, com sistema de GPS, podendo ser, inclusive, rastreado. Além disso, é leve e de fácil manuseio, com sistema operacional Android, conexões USB, comunicação via Bluetooth e internet 2G e 3G.

Atualmente, o equipamento permite que os policiais pesquisem placas e chassis de veículos, busquem pessoas através do RG ou mandado de prisão e realizem consulta por meio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sargento Riverton de Farias Pinto, da seção de segurança eletrônica, da Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) afirma que o uso do tablet agiliza o trabalho dos policiais.

“O tablet contribui para que o atendimento seja mais prático e rápido. Hoje os policiais checam informações via rádio da Central de Operações Policiais Militares (COPOM), e com o uso dessa tecnologia o sistema pode ficar menos sobrecarregado”, destaca o sargento. Ele ainda conta que futuramente o equipamento poderá fazer todo o gerenciamento da ocorrência, com os boletins (B.O) e verificação de digitais, por exemplo.

fonte: PMPR