Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/01/2013

Concurso da PM fica mais concorrido que vestibular

O reajuste salarial promovido pelo atual governo do Estado nos vencimentos dos profissionais de segurança provocou uma procura histórica por uma vaga dentro da Polícia Militar do Paraná, hoje a mais bem remunerada do Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que possui subsidio da União para bancar despesas com a folha de pagamento.

Os salários oferecidos hoje no Paraná para os policiais que ingressam na carreira colocam mais de 124 mil cidadãos na disputa pelas pouco mais de 5 mil vagas ofertadas no concurso para PM/BM de 2013, um quadro que ultrapassa o concorrido vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que na última seleção teve pouco mais de 50 mil inscritos.

A procura pela carreira policial, na avaliação do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, é muito positiva para o projeto de reestruturação da área no Paraná. No entanto, o parlamentar ressalta que nem todos os participantes possuem o perfil necessário e que o número significativo de inscrições não representa concorrência extraordinária. “Muitos dos concorrentes são atraídos pelos salários e podem até apresentar dificuldades na prova física”, comenta Moraes.

O deputado ressalta ainda que os candidatos que sonham com a carreira policial e que possuem grande desejo em fazer parte da corporação não precisam se assustar com a concorrência. “Estudem muito e dediquem um bom tempo ao treino físico que tudo dará certo”, aconselha.