Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
29/01/2013

Moraes defende inclusão da Escola Superior de Polícia Civil na estrutura da Unespar

“A incorporação da Escola Superior de Polícia Civil ao conjunto de faculdades que compõem a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) é um ganho extraordinário para alunos, comunidade e para o governo”, avalia o deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

O parlamentar levará a proposta para o governador Beto Richa. No ano passado, o governo incluiu a Academia Policial Militar do Guatupe na estrutura da Unespar. “O mesmo pode ocorrer com a Escola Superior de Polícia Civil. A medida irá melhorar as condições materiais da escola. Além disso, permitirá a interiorização dos cursos e a ampliação do número de alunos formados”, destaca os benefícios da proposta.

Com espaço para mais alunos e distribuída em várias cidades do Paraná, a Escola ganhará em qualidade e produtividade. A Unespar agrega sete faculdades mantidas pelo governo estadual e possui estrutura em várias cidades: Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, São José dos Pinhais e União da Vitória.

Além da abertura de mais vagas semestrais, a medida permitirá ao policial em formação conviver com a comunidade estudantil, oferecendo assim a criação de um ambiente para oxigenação de ideias e discussão sobre o perfil da polícia cidadã.

Experiências similares bem sucedidas em vários países, segundo Moraes, devem ser apresentadas ao projeto de reestruturação da segurança pública no Paraná. “O governo e a polícia paranaense discutem hoje a formação da polícia cidadã. Aproximar o policial da comunidade e ampliar a discussão sobre segurança pública com várias camadas da sociedade é essencial para o sucesso desse projeto”, avalia.