Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
04/02/2013

Paraná precisa de apoio federal para vencer a violência, diz Moraes

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, repercutiu hoje a publicação do relatório feito pela SESP com as estatísticas relacionadas à violência em todo o Estado. O “mapa do crime”, como é chamado, revelou que a região da tríplice fronteira apresenta um dos quadros mais preocupantes do país.

Foz do Iguaçu está muito acima da média de crimes contra a vida tolerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com 64 mortes por 100 mil habitantes. A OMS tolera até 10 homicídios por 100 mil habitantes.

“A região da tríplice fronteira tem características muito peculiares, pois é porta de entrada de 80% das drogas, armas e munições que circulam pelo país. O combate ao crime na área é uma responsabilidade que deve ser dividida entre os municípios, estado e União. Do contrário, não teremos redução de percentuais para comemorar”, alerta Moraes.

O parlamentar participa atualmente da organização de um Fórum Nacional de Segurança Pública em parceria com outros legislativos estaduais. O evento será realizado em Foz do Iguaçu, no dia 16 de fevereiro, e terá a participação de autoridades estaduais e também do governo federal. “O tema central da discussão será a responsabilidade de todos os estados e União na adoção de medidas que irão reduzir a criminalidade não apenas em uma área ou região, mas em todo o território nacional”, explica.