Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/02/2013

“Operação Carnaval 2013” da PM no litoral garante tranquilidade de veranistas



“Este foi um dos carnavais mais tranquilos do litoral e, com certeza, isso se deve ao policiamento bem planejado e bem aplicado e às mudanças de hábito da população”, avalia o Comandante Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk. “O resultado é satisfatório tendo em vista que conseguimos colocar em prática tudo o que foi planejado e, se o resultado é bom, prova que fizemos certo”, completa o tenente-coronel Flávio José Correia, Comandante do 9º Batalhão da PM e Coordenador Operacional da “Operação Verão Paraná” pela PM no litoral.

Mais de um milhão de pessoas (entre população residente e flutuante) passaram o Carnaval no litoral, sendo que deste total cerca de 500 mil curtiram as festas nos arredores dos trios elétricos, nas proximidades da orla ou em locais públicos de aglomeração de pessoas. “Apesar do grande número de pessoas nas ruas, o número de ocorrências foi baixo no período, se comparado com o mesmo feriado do ano passado”, compara Correia.

A PM também abordou no litoral, nestes quase cinco dias, 2.245 veículos, sendo que destes 59 foram apreendidos por alguma irregularidade e um foi recuperado por ter sido roubado ou furtado. Os policiais militares também deram assistência ou orientação a 22 pessoas e apreenderam uma arma de fogo, seis munições, 300 gramas de maconha, 173 gramas de cocaína, 23 pedras de crack, cinco comprimidos de ecstasy, além de algumas unidades de outras drogas.

Estas ações da Polícia Militar resultaram na lavratura de 39 flagrantes, três flagrantes de ato infracional (adolescentes), 87 termos circunstanciados (a maioria por perturbação do sossego ou da tranquilidade) e na emissão de 339 autos de infração urbanos (trânsito dentro dos balneários). Também houve 15 apreensões de objetos. “Recolhemos diversos aparelhos de som de pessoas que estavam atrapalhando o sossego das outras. Pelo número de chamados que recebemos sobre perturbação do sossego, observamos que a população está confiando mais na Polícia Militar”, destaca Correia.

A Polícia Militar realizou ações e operações nos festejos carnavalescos a fim de proteger a vida, o patrimônio e as relações sociais das pessoas, de garantir e preservar a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, preservar o meio ambiente, realizar fiscalizações juntamente com as esferas federal, estadual, municipal e poder judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública.

Os policiais orientaram os foliões e repreenderam qualquer fato que pudesse colocar em risco a tranquilidade das pessoas. “Para isso concentramos esforços, com a presença policial nos locais de maior aglomeração popular e considerados de risco”, garante. Foram desenvolvidos todos os tipos de policiamento ostensivo, a pé e motorizado, além de policiamento com motos, bicicletas, cavalos e com cães. Próximos aos desfiles e trios elétricos foram feitos policiamento ostensivo e de trânsito; o mesmo foi feito próximo à entrada de bailes públicos.

Também foi intensificado o policiamento de trânsito urbano (cidades) e rodoviário (rodovias) para prevenção de acidentes e a repressão às infrações de trânsito. “Para isso, fizemos isolamentos e desvios de tráfego nos locais que apresentaram necessidade”, destaca. “Não podemos admitir que os exageros estraguem o carnaval ou o descanso das pessoas que optaram pelo litoral. Se divertir sim, mas com responsabilidade”, disse Correia.

Para o reforço das atividades também participam integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) com o Cotamotran, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), além de integrantes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O policiamento foi realizado em todas as cidades do litoral.

Fonte: Assessoria PM