Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
14/02/2013

Tema da Patrulha Escolar Comunitária para este ano incentiva a cortesia entre o público escolar

Segundo ele, outros pequenos gestos como ajudar alguém atravessar a rua, atravessar na faixa de pedestres, dar bom dia, denunciar o tráfico de drogas e ajudar o próximo e até mesmo emprestar um material escolar provocam um bem estar entre as pessoas, contribuindo, assim, para a não violência. As atividades da Patrulha Escolar Comunitária iniciam nesta quinta-feira (14/02) junto com a volta às aulas na rede estadual de ensino.

“A partir de hoje os policiais militares desta unidade iniciam os trabalhos de palestras nas escolas, conversas com pais, diretores, professores e alunos, além de orientação e visitas à vizinhança escolar”, conta Buczenko. O BPEc atua de maneira exclusiva em 1.323 colégios estaduais e também conta com o apoio das unidades da PM de área, em todo o Estado. O BPEc também conta com o Programa Estadual de Resistência às Drogras (Proerd) que, desde o início, já formou mais de 1,1 milhão de alunos no Paraná.

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) é a unidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) que realiza o trabalho de aplicação do policiamento comunitário em escolas estaduais de todo o estado e tem como intuito prevenir o contato de jovens e crianças com as drogas. “Buscamos, para este ano, despertar nos estudantes a importância de ações relacionadas à educação pessoal, respeito às pessoas, princípios de cidadania e ética, dentre outros”, ressalta Buczenko.

Todos os temas são vinculados ao desenvolvimento da educação e uma percepção sobre segurança pessoal e cidadã. Com isso os policiais atuantes no BPEC pretendem reduzir as ocorrências relacionadas ao bullying e a outros tipos de violência, bem como fortalecer valores importantes ao bom convívio social.

Durante as palestras nas escolas, também são repassados os telefones da PM, 190 (Emergência) e o 181 (Narcodenúncia) para que alunos e professores possam utilizar. As visitas também possuem o intuito de dar orientações básicas de segurança buscando atingir, entre outros objetivos, principalmente a prevenção contra as drogas e a violência na sociedade paranaense. “Todos os anos o batalhão escolhe um tema para, sobre ele, desenvolver palestras preventivas dentro da proposta”, relata.

BPEC - O batalhão surgiu em 1994 com a denominação de Patrulha Escolar sendo composto exclusivamente por policiais femininas. A criação originou após os desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos colégios de Curitiba, onde os policiais observaram que o policiamento básico era inadequado a esse tipo de situação.
Após algum tempo, o serviço foi ampliado e constituiu-se numa especialidade de policiamento, inserindo-se no conceito de polícia comunitária. Em uma parceria entre a PMPR e a Secretaria Estadual de Educação o BPEC passou a ministrar palestras educativas e assessoria na segurança das escolas.

Em 2008, o policiamento escolar de todo o estado passou a ser reunido sob um comando único, passando a ter o atual nome de Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. O batalhão é constituído por quatro companhias, sendo a primeira em Curitiba, a segunda em Foz do Iguaçu, a terceira em Maringá e a quarta em Londrina.

Fonte: Assessoria PM