Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
17/06/2008

Mauro Moraes elogia comandante geral da PM

Na qualidade de presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, Mauro vinha cobrando do Executivo informações completas sobre como o governo pretende combater a crescente onda de criminalidade que se instalou no Paraná. Os altos índices de violência têm chamado a atenção de toda a sociedade e causado a reação de diversos setores. “A Assembléia não pode se omitir diante dos números assustadores que envolvem a violência em todo o território estadual, sobretudo em Curitiba e Região Metropolitana”, disse o deputado.

Ações

O Coronel Anselmo encaminhou ao presidente da comissão uma lista de medidas já aplicadas ou em andamento. Entre as propostas ainda em construção está a aproximação entre a Policia Militar e a população. A intenção é mobilizar a sociedade em larga escala, para então identificar e definir ações sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a segurança pública. Os trabalhos ainda estão em fase de planejamento, definição das estratégias de atuação e visitas a diversos seguimentos, como os religiosos, forças armadas, clubes de serviços, entre outros. O governo pretende lançar o programa até o final de agosto.

Outra medida é intensificar o trabalho da Corregedoria da policia. O Executivo deve encaminhar em breve para a Assembléia Legislativa uma proposta para tornar o trabalho mais rígido e determinar com maior clareza os procedimentos disciplinares e parâmetros legais para punir policiais em casos de desvio de comportamento.

Os projetos e ações da PM também passarão por um Conselho Revisor, que irá identificar problemas e apontar soluções para as operações em andamento. Um grupo especial de oficiais ficará responsável pelo desenvolvimento de novos projetos.

Recentemente, duas operações já estão em andamento: a Operação Escudo, que opera em regime ostensivo nos cruzamentos urbanos nos horários de grande movimentação, e a Força Samurai, uma organização do núcleo de inteligência voltado exclusivamente ao combate ao narcotráfico, e que deve ser lançado no dia 27 de junho, em Foz do Iguaçu.

Segundo dados da PM, a Operação Escudo já provocou a redução de registros de assaltos em sinaleiros e a diminuição de 25% dos chamados pelo fone 190 no anel central.

“Se o governo colocar em andamento todas as propostas, é possível prever uma redução da violência. Ainda assim, vamos continuar cobrando a aplicação imediata de ações previstas pela policia, pois a população não pode mais esperar”, disse Mauro.