Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
04/04/2013

Ministério da Justiça reabre negociações sobre Lei Geral das Polícias

O Ministério da Justiça vai reabrir as discussões sobre as alterações no texto da Lei Geral das Polícias – Projeto de Lei (PL) 1949/2007. A decisão do governo de retomar as negociações ocorre mediante pressão e mobilização da classe desde a última segunda-feira, 1, em Brasília, com a presença de centenas de policiais de todo o País. Os dirigentes do Sinclapol, ao lado de representantes nacionais da Policia Civil, estiveram, nesses últimos dias, concentrados em frente ao anexo da Câmara dos Deputados, num trabalho intenso de convencimento dos parlamentares e líderes da Casa sobre a manobra do Governo, por meio do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para aprovar um texto da Lei Geral.



Na visão da base, o documento não atende anseios da categoria, provocando um retrocesso em várias leis estaduais da Polícia Civil, hoje modernizadas. André Gutierrez, presidente do Sinclapol, acredita que o texto sugerido pelo governo enfraquece a instituição policial ao discriminar e distinguir benefícios entre os policiais, além de não otimizar as polícias, nem desenvolver a segurança pública.

Agora, com a nova decisão, os debates sobre a Lei Geral das Polícias serão reiniciados e as negociações retomadas pelo Ministério da Justiça e a base da instituição Polícia Civil, no Brasil.

Fonte: Sinclapol