De acordo com o delegado, a prisão dos pequenos traficantes ajuda a diminuir também os índices de homicídios do Estado, que teve queda de 9,6% nos primeiros três meses deste ano, comparado com o mesmo período de 2012, de acordo com acompanhamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública. "Os traficantes de rua são os que mais cometem crimes e estão mais envolvidos em homicídios. Combatendo os pequenos traficantes, os índices de crimes como furto, roubo e homicídios também caem", avalia.
Durante este ano, já foram apreendidos pela Denarc, em todo o Paraná, 2,1 toneladas de droga, sendo 1,9 tonelada de maconha; 133,5 quilos de crack; 25,1 quilos de cocaína e 3,1 quilos de haxixe. Também foram tirados de circulação 12.360 frascos de lança-perfume, 136 micropontos de LSD e 150 comprimidos de ecstasy.
No mesmo período também foram apreendidos 57 automóveis, 28 armas e 563 munições de diversos calibres. "As apreensões da Denarc se devem especialmente ao empenho e dedicação dos policiais, que não medem esforços para combater o tráfico de drogas", comenta a delegada da Denarc Cascavel, Ana Cristina Silva.
Somente em Londrina, nos cinco primeiros meses de 2013 foram apreendidos cerca de 21,9 quilos de crack. Segundo o delegado titular da divisão, Lanevilton Theodoro Moreira, a grande quantidade de crack se deve à maior utilização da droga. "O crack tem sido a droga mais consumida no País, o que determina venda maior da droga e, consequentemente, aumenta o número de apreensões", comenta.
Em todo o Paraná, nos cinco primeiros meses do ano, foram presos 258 suspeitos por tráfico de drogas, pela Denarc. Somente em Maringá, foram 81. De acordo com Adão Rodrigues, delegado titular da divisão, isso se deve à especialização durante as investigações. "O desempenho do trabalho dos policiais está melhorando. Isso é resultado da orientação repassada dentro do Departamento e também da maior experiência dos policiais", diz.
As apreensões também foram intensificadas na região de fronteira, conforme aponta o delegado titular da Denarc de Foz do Iguaçu, Willian da Rocha Assunção. “Efetuamos diversas prisões e apreensões este ano, a maioria na fronteira. Em alguns casos, o suspeito entra com a droga no Estado e nós apreendemos algum tempo depois em outra cidade. Neste ano já prendemos suspeitos em Maringá, Cambé, Londrina, Santa Helena e Medianeira, todos que estavam com drogas que vieram de fora do Paraná", conta.
O mesmo acontece em Pato Branco, onde o delegado titular da Denarc, Leonardo Guimarães, aponta que a maior parte da droga apreendida não é fornecida na cidade. "Nós apreendemos mais as drogas de passagem. Geralmente são drogas que vem do Paraguai, passam pela fronteira e iriam para Curitiba, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul”, afirma.
APREENSÕES – Entre as grandes operações, no mês de janeiro, policiais da Denarc Londrina, em parceria com a 17ª Subdivisão Policial, apreenderam 14 quilos de crack. Quatro suspeitos foram presos enquanto negociavam a venda da droga no centro de Apucarana. No mesmo mês, foram apreendidos cinco quilos da droga, que estavam escondidos no interior do painel de um veículo Fox. Em outra ação da Denarc Londrina, outros 17 suspeitos de tráfico de drogas foram presos durante a Operação Viajantes, que contou com o apoio da Denarc Ponta Grossa.
O delegado titular da Denarc Ponta Grossa, Eduardo Machado de Oliveira, também destaca a intensificação das investigações durante este ano. Em abril, a Denarc Ponta Grossa apreendeu 200 quilos de maconha, que estavam escondidos no porta-mala de um carro, e prendeu um trio de traficantes responsáveis pela droga. As investigações apontaram que os suspeitos compravam a droga em Foz do Iguaçu e revendiam em Ponta Grossa. No mesmo mês, em Cascavel, foram apreendidos, também dentro de um veículo, 35 fardos de maconha, que totalizaram 445,9 quilos. A droga foi apreendida na BR-277 e outros três suspeitos foram presos.
Em parceria com a Polícia Civil de Balneário Camboriú (SC) e a Denarc do Rio Grande do Sul, a Denarc Foz do Iguaçu realizou a Operação Olho de Shiva, no mês passado. Na ação, que contou com a participação de 100 policiais, foram apreendidos 150 quilos de drogas e 15 suspeitos foram presos. Também em maio, policiais civis da Denarc Pato Branco apreenderam 100 comprimidos de ecstasy, 95 micropontos de LSD e 3,29 quilos de maconha na PR- 480.
Outra grande ação realizada pela Denarc, em Curitiba, com o apoio de policiais rodoviários federais, foi a apreensão de 330 quilos de maconha. A droga veio do interior do Estado para ser vendida na capital. A abordagem ocorreu em um posto da PRF em São Luiz do Purunã. Já na BR-277, policiais da mesma unidade apreenderam 250 quilos de maconha no interior de um Vectra roubado. Duas pessoas foram presas durante a ação.
Somente durante o último feriado, as unidades da Denarc de todo o Estado apreenderam 20 quilos de cocaína e crack. Foram presos oito suspeitos em Curitiba, Maringá e Arapongas.
TRABALHO -– A intensificação nas prisões e apreensões faz parte de orientação do Departamento de Polícia Civil, no trabalho de combate e repressão ao narcotráfico em todo o Paraná.
Fonte: SESP/PR