Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
12/09/2007

Curitiba não pode se tornar a Capital da violência, diz deputado

Esta será a primeira de uma série de audiências que serão regionalizadas por bairros da Capital e acontecerão em pelo menos 10 locais diferentes em Curitiba. Segundo duas pesquisas recentes, a maior preocupação do povo na Capital paranaense é a violência: mais de 80% dos cidadãos ouvidos declarou ser a violência o maior problema da cidade.

Com o foco de atenção voltado para as causas e conseqüências da violência urbana, Moraes acredita que a parceria entre população e autoridades será a solução para diminuir os índices que trazem intranqüilidade às comunidades. “Nossas reuniões nos bairros, a partir desta primeira com as lideranças, deverão contar com um mínimo de mil pessoas para que a repercussão do movimento pressione os departamentos responsáveis do município e do Estado”, afirmou Moraes.

Estatísticas

Recentemente o deputado apresentou projeto de lei que exige da Secretaria de Segurança do Estado colocar os dados da violência mensalmente na internet, além dos órgãos oficiais de comunicação e da mídia em geral, para que todos os cidadãos tenham acesso a estas informações. O projeto já foi aprovado pelas comissões permanentes da Casa e seguiu para plenário hoje, 11, com aprovação em 1ª discussão. “O objetivo dessa proposição é acompanhar o índice de criminalidade na Capital e descobrir os focos de violência para então elaborar estudos específicos para as regiões de Curitiba, visando o ataque frontal ao problema, em parceria com a população e as autoridades”, garantiu Moraes.

Na opinião do parlamentar “não podemos permitir o aumento dos índices de criminalidade em Curitiba, sob o risco de nos tornarmos um segundo Rio de Janeiro, onde até os ministros da República sofrem atentados em plena luz do dia”. Antes mesmo de aguardar a aprovação de seu projeto, Moraes enviou ofícios à Secretaria de Segurança solicitando dados das ocorrências, bairros mais atingidos, número de confronto entre civis e policiais, mortes por violência, etc., que deverão ser apresentados nesta primeira audiência de amanhã, 12 e nas próximas que serão realizadas nos bairros, começando por aqueles onde a incidência seja maior.

===========================
SUMAN GAERTNER
Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Mauro Moraes
Fone: (41) 3350-4029
imprensa@mauromoraes.com.br
www.mauromoraes.com.br