22/08/2013
Evento discutirá retirada de presos em todas as delegacias do país
Um movimento nacional vem sendo organizado pelo Ministério Público Federal, OAB e a Polícia Civil de vários estados em prol da retirada de presos das delegacias de todo o Brasil. O tema será debatido em um encontro que será realizado em Fortaleza, no dia 23 de setembro.
No Paraná, a SEJU divulgou recentemente que vem cumprindo sua parte com a transferência de pelo menos 67% dos detentos que estavam em delegacias. No entanto, ainda são constantes os relatos de superlotação em delegacias. Além disso, também é grande o número de policiais civis que são obrigados a cuidar de presos enquanto os mesmos não são transferidos para penitenciárias.
Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, o tema deve ser amplamente discutido entre várias instituições, assim como propõe o evento que será realizado em Fortaleza. “Não podemos restringir essa discussão aos policiais que cobram a retirada e a secretaria de Justiça, que diz que houve redução do número de detentos mantidos em delegacias”, diz.