Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/09/2013

Segurança apresenta ações para Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude

A Assessoria Civil da Secretaria da Segurança Pública apresentou um balanço de ações positivas desenvolvidas pela Pasta em prol do público jovem, em reunião mensal do Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude, do Governo do Estado.

Entre as ações, desenvolvidas tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Militar, estão as campanhas educativas de sensibilização e orientação para a não violência e programas de prevenção ao uso indevido de substâncias entorpecentes voltadas especificamente para essa faixa etária.

Um exemplo é o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), pelo qual a PM se insere na comunidade escolar, trabalhando principalmente informações sobre os malefícios causados pelas drogas e contra a violência. Além de mudanças imediatas no comportamento dos alunos, relatadas pelos policiais, o Proerd trabalha com a filosofia de mudança de uma cultura, para atingir resultados a médio e longo prazo. Os policiais que trabalham no projeto são voluntários e passam por capacitação específica, com formação em Educação Social.

Ainda nas escolas é desenvolvido o trabalho do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que verifica de perto a realidade dos jovens nas escolas. Depois de atos de incivilidade, ocorrências relativas ao uso de drogas é o que mais aparece em colégios. Junto com essas iniciativas, policiais voluntários formaram a banda Pop Prevenção. Para tornar o assunto mais interessante e atraente ao público, eles montaram uma banda de pop rock que faz uma espécie de “palestra musical” nas escolas, integrando os trabalhos do Proerd.

Há, também, a fiscalização de hotéis, motéis, bares e festas, com atuação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que reúne representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e órgãos municipais. E, nas Delegacias da Mulher, as jovens recebem orientações sempre que necessário, além do atendimento às ocorrências, tendo em vista que grande parte da violência contra mulher ocorre com aquelas de faixa etária mais jovem.



POLÍCIA CIDADÃ – O projeto das Unidades Paraná Seguro (UPS) também desenvolve ações para os jovens, em uma segunda etapa, após a instalação do policiamento comunitário, em áreas com altas taxas de criminalidade. Atrelado à Diretoria de Polícia Comunitária da PM, o projeto deve começar a ofertar atividades esportivas, como tae kwon do.

Fonte: SESP