Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
23/10/2013

Caos em delegacias preocupa presidente da Comissão de Segurança Pública

A superlotação na maioria das delegacias do Paraná tem chamado a atenção do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, que não descarta a possibilidade de convocar a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, para explicar aos parlamentares a demora da SEJU em transferir os presos para as vagas disponíveis nas penitenciárias estaduais.

“Temos vagas ociosas no sistema penitenciário. Então é preciso entender por que os presos não são transferidos para os presídios”, indaga Moraes.
De acordo com o parlamentar, a superlotação em delegacias vem causando transtornos também nas ruas, uma vez que a polícia militar fica impedida de encaminhar o criminoso para o distrito policial. “Essa situação prejudica o policiamento ostensivo e preventivo”, comenta.

Se mais delegacias aderirem ao movimento iniciado na capital, recusando detentos, “o caos tomará conta da segurança pública”, alerta o deputado.

A Comissão de Segurança já visitou várias delegacias para conhecer a estrutura oferecida aos policiais civis. O roteiro inclui todas as unidades da Capital, RCM e cidades com mais de 100 mil habitantes.