Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/10/2013

PM apresenta novos equipamentos Antibombas para a Copa do Mundo de 2014

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Policia Militar do Paraná apresentou na manhã desta terça-feira (29/10), no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR), os novos equipamentos antibombas, adquiridos juntamente com o Governo Federal. Foram realizadas demonstrações com os equipamentos que farão parte da segurança para a Copa do Mundo, fortalecendo as ações e atividades do Esquadrão Antibombas.

Os novos equipamentos apresentaram foram são um robô antibombas, um aparelho de raio-x, um escudo para trabalho com explosivos, um detector de agentes químicos, outro de explosivos, uma tenda de contenção com gerador de espuma e kits de remoção, que são equipamentos para remoção dos artefatos suspeitos, explosivos e de abertura de veículos, além de policiais que participaram de cursos no exterior. Um dos equipamentos mais modernos, o robô funciona por controle remoto e tem alcance de 800 metros, equipado com um canhão desrruptor que pode desarmar um explosivo sem colocar em risco a integridade do policial militar e da vítima. No total, o investimento chega R$ 2.700,000,00.

Na demonstração do robô foi simulado uma situação um explosão em que o robô fez os procedimentos de contenção. Em outro momento, um policial, equipado com o traje antifragmentação realizou a verificação de uma caixa suspeita de conter explosivos, utilizando o braço manipulador para abrir a caixa. O traje protege todos os membros do corpo do policial de um possível impacto de explosão ou de exposição à materiais de risco químico, biológico ou radioativo.

Em casos de acidentes com material químico ou biológico, os policiais simularam uma situação com a tenda de contenção. Após constatar que o material pode apresentar riscos tóxicos, o equipamento é montado sobre o material suspeito, onde o policial introduz uma mangueira na parte superior da tenda, despejando uma espuma especial para impedir que a substância se propague pelo ar e atinja pessoas.

O detector de armas químicas adquirido para a Polícia Militar pode detectar substâncias como o gás sarin, usado na guerra civil na Síria. Em menos de dois anos, sete policiais militares foram enviados ao exterior para capacitação na Colômbia, Peru e Argentina. “Os países sul-americanos possuem maior experiência em casos de terrorismo e é necessário que o policial militar tenha esse conhecimento para agir, principalmente na Copa do Mundo”, disse.

Para fortalecer ainda mais as técnicas e atuações do grupo especializado, os policiais do Esquadrão Antibombas participaram de cursos fora do país, realizados em países que possuem experiência e técnicas avançadas em casos de terrorismo. Com a aproximação da Copa do Mundo 2014, os policiais participaram de cursos na Argentina, Peru e Colômbia.

Fonte: Assessoria PM