Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
31/10/2013

Segurança terá orçamento reforçado com liberação de empréstimos

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, comemora a liberação de empréstimos na ordem de R$3,9 bilhões para o Estado do Paraná. Segundo o parlamentar, com a ampliação do orçamento, o estado terá condições de investir ainda mais em segurança pública.

Programas bem sucedidos, como o Paraná Seguro, serão agraciados com novos investimentos. Da mesma forma, as estruturas física e humana utilizadas no combate ao crime também serão privilegiadas. “Quando falamos em segurança temos que lembrar que ela não é feita apenas de viaturas e equipamentos, mas principalmente de efetivo policial e formação adequada. Com mais recursos, teremos condições de ampliar as tropas e garantir o aperfeiçoamento através de promoções”, destaca o parlamentar.

Ainda com recursos do BID, o Governo do Paraná irá ampliar e fortalecer o programa Paraná Seguro. São mais R$ 146 milhões. Estão previstas construções de delegacias cidadãs, aquisição de equipamentos para a polícia e fortalecimento dos Centros da Juventude, com foco em Curitiba e RMC, Londrina e Maringá e cidades de fronteira, onde são registrados os maiores índices de criminalidade entre os jovens. É um projeto piloto no Brasil.

Na lista de prioridades na área está a modernização do Instituto de Identificação do Paraná, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal.

A liberação dos empréstimos, contudo, aguardava a chancela do governo federal. Os financiamentos junto ao BIRD, Banco do Brasil e BNDES poderão ser assinados com a anuência da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).