Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
07/11/2013

Segurança Pública divulga relatório trimestral que aponta redução da criminalidade em todo o Paraná

A Secretaria da Segurança Pública divulgou, nesta terça-feira (05), a íntegra do Relatório Estatístico Criminal referente a crimes contra a vida, o que inclui registros de homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte. Os dados se referem aos primeiros nove meses de 2013, comparado com o mesmo período do ano passado.

O levantamento aponta que o Paraná teve redução de 17,45% no índice de homicídios dolosos (1.907 ocorrências neste ano e 2.310 no ano passado). A queda também foi verificada em diversas regiões do Estado, como Curitiba (-21%); Região Metropolitana de Curitiba (-19,73%); São Mateus do Sul (-45%); Francisco Beltrão (-21,62%); Cascavel (-29%); Foz do Iguaçu (-22%); Toledo (-43,6%); Campo Mourão (-32,2%); Maringá (-17%); Londrina (-43,6%); Rolândia (-18%) e Telêmaco Borba (-19%).

A elucidação de crimes, acompanhada da prisão de criminosos e operações sistemáticas e realizadas conjuntamente entre as forças de segurança, aliada aos vigorosos investimentos na área, feitos pelo Governo do Paraná, com reestruturação da frota e aumento do efetivo, são fatores que influenciaram para atingir esse resultado, de acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, César Vinícius Kogut, destaca a integração entre as forças de segurança pública para alcançar esses resultados satisfatórios. “A Polícia Militar tem trabalhado bem, temos várias operações e ações conjuntas com Polícia Civil e Polícia Federal. Com uma rede cada vez mais firme e melhor costurada, a criminalidade tem menos chance”, afirma ele.

INFORMAÇÕES - Os índices de homicídio doloso, especificados por cada uma das 399 cidades paranaenses (e, na capital, por cada um dos 75 bairros), estão disponíveis no Relatório Estatístico Criminal, produzido pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública. As informações podem ser acessadas por meio do link: http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Relativo_Morte_3Tri2013_ok.pdf

ANÁLISE CRIMINAL - A análise criminal elaborada pela Segurança Pública do Paraná leva em conta o total do número de vítimas, e não apenas o número de ocorrências. O trabalho é feito por policiais civis e militares altamente qualificados, com formação nas áreas de Administração, Geografia, História, Gestão Pública, Estatística, Engenharia e Direito.

A Cape também identifica as áreas mais sensíveis do Estado, trabalho a partir do qual começam a ser planejadas operações, a distribuição do efetivo policial e de viaturas, por exemplo. A Secretaria da Segurança Pública também promove reuniões periódicas, com comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, para acompanhamento dos resultados e do trabalho que está sendo feito em cada uma das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) para reduzir os índices de criminalidade.

Fonte: SESP/PR