Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
13/12/2013

Assembleia faz sessão solene para homenagear batalhões da Polícia Militar

Por iniciativa do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene ao final da tarde desta quinta-feira (12) para entrega de menções honrosas a policiais militares do 12º, 13º e 20º Batalhão, integrantes do Comando de Policiamento da Capital, criado em 1976. Os escalões intermediários de comando são responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública.

O 20º Batalhão, oriundo da remodelação do antigo Regimento de Polícia Montada, tem jurisdição sobre 29 bairros de Curitiba, do Alto Boqueirão ao Cachoeira, que abrigam 620 mil habitantes. Pertence a ele a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), projeto semelhante às Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. Criada com o objetivo de garantir segurança em áreas de risco, foi primeiramente instalada no bairro Uberaba, em março de 2012. Segundo dados da Polícia Militar, somente em seu primeiro ano de implantação esta UPS alcançou uma redução de 30% nos homicídios na região, 25% nos roubos e 26% nos furtos, registrando-se ainda um aumento de 52% nas prisões por crimes envolvendo o tráfico de drogas.

Cento e cinquenta integrantes dos três batalhões receberam os diplomas na solenidade desta tarde, no Plenário do Legislativo, bem como o comandante-geral da Policia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut. A homenagem aos policiais – oficiais e praças – foi aprovada por unanimidade na Assembleia.

Fonte: Assessoria Alep
Foto: Sandro Nascimento