Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
20/01/2014

Grandes cidades do Paraná registram redução recorde de assassinatos

As maiores e principais cidades do Paraná tiveram uma queda acentuada no número de assassinatos durante o ano de 2013. O número de assassinatos caiu de 3.276 em 2010 para 2.575 casos no ano passado. O que significa que foram 701 vidas poupadas, a partir do planejamento e do conjunto de ações colocado em prática pela Secretaria Estadual da Segurança Pública nos últimos três anos. A redução alcançada na capital é de 29,3% e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), 27,1%.

Em São José dos Pinhais a redução foi de 40,1% em comparação a 2010 e, em Colombo chegou a 31,6%. As duas maiores cidades da RMC historicamente sofriam com altos índices de criminalidade. Os dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública foram divulgados nesta semana.

São José dos Pinhais e Colombo receberam em 2013 uma Unidade Paraná Seguro (UPS), após estudos técnicos e a percepção policial das atividades criminosas. A instalação da base de policiamento comunitário foi um dos fatores que contribuiu para a redução dos assassinatos nessas localidades e que consolidam uma tendência de queda nessa modalidade de crime no Paraná (ver quadro abaixo).

O mesmo ocorreu com municípios na faixa de fronteira, como Cascavel (-25,7%) e Foz do Iguaçu (-29,4%), onde o combate à criminalidade tem suas particularidades pela proximidade com países grandes produtores de drogas. Entre as ações desencadeadas na região, o Governo do Paraná implantou o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com policiais que receberam capacitação específica para combater os crimes mais frequentes na área.

Ainda na fronteira, a Segurança Pública do Paraná organiza o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), que reúne periodicamente forças de segurança municipais, estaduais e nacionais para discutir e colocar em prática ações para reduzir a violência e garantir tranquilidade à população.

No outro extremo do Estado, a cidade de Londrina teve diminuição de 32,3% no índice de homicídios dolosos (com intenção de matar). Esses resultados levaram o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, a encaminhar um ofício à Secretaria da Segurança Pública, no início deste ano, com elogios ao trabalho realizado.

Com os índices relativos a 2013, o Paraná está com uma taxa atual de 23,36 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes, abaixo da média nacional, que é de 24,3. A taxa do Estado, que em 2010 chegou a alcançar o patamar de 30,4, caiu para 28,4 em 2011 e para 28,6% em 2012.

Fonte: SESP