Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
24/01/2014

Escola Superior de Polícia Civil prepara atividades para o ano

A Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) do Paraná deve receber mais de 3,2 mil alunos, ao longo deste ano, para fazerem os cursos de formação tradicionais dos policiais da corporação, além de capacitações específicas e palestras sobre temas diversos, conforme cronograma planejado pela direção da unidade para 2014. São mais de 30 eventos previstos, com o envolvimento de aproximadamente 420 professores.

“A cada ano, a ESPC busca superar-se e aprimorar a qualidade dos cursos ofertados à classe policial civil, para que eles tenham a melhor preparação para atuar nas ruas e para atender o cidadão da melhor forma nos momentos de necessidade”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat.

Os primeiros cursos de formação técnico-profissional de escrivão e de investigador de polícia começam no mês de março, mas outras atividades desenvolvidas na ESPC já tiveram início. E, entre os demais cursos planejados e que devem integrar a grade curricular ao longo do ano, constam alguns temas focados na continuidade da preparação dos policiais para atuação na Copa do Mundo. “Teremos um módulo específico sobre como atuar em situações com explosivos, que além de policiais civis, deve incluir as polícias Rodoviária e Federal, juntamente com o Exército”, adianta o diretor da ESPC, delegado Luis Fernando Artigas Junior.

Com o mesmo objetivo foram planejados os cursos de “Enfrentamento ao turismo sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes” e de “Uso diferenciado da força e tecnologia de menor potencial ofensivo”, por exemplo.

Já para garantir qualidade à população, em casos em que se precise recorrer à delegacia ou aos serviços da Polícia Civil, de uma forma geral, volta à grade de cursos ofertados pela ESPC o “Programa de capacitação de atendimento ao cidadão”, conforme orientação da Secretaria da Segurança Pública.

Como qualificação da parte tática, também haverá módulos de “trekking e montanhismo”; “Tático de Neutralização”; “Negociador policial em ocorrência de crise”; “Treinamento de padronização de técnicas”, para os núcleos regionais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), assim como palestras para abordar temas como “Falsificação de moedas” e “Violência contra a mulher”. Datas e outros detalhes de cada módulo são periodicamente publicados no site oficial da ESPC (www.escolasuperiorpoliciacivil.pr.gov.br).

No ano passado, foram capacitados pela ESPC 2.823 alunos, entre cursos, palestras e programas permanentes, com o envolvimento de 829 professores.

FORMAÇÃO - Os cursos de formação na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) têm, em média, cinco meses de duração, aliando teoria (cerca de 60% do total) à prática (aproximadamente 40%). As aulas são ministradas, na sua maioria, por policiais, mas também conta com professores convidados.

A ESPC trabalha com a modelagem de competências que irão auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos requeridos cotidianamente, de cada servidor, em suas carreiras específicas. Entre as aulas práticas estão: uso legal de arma de fogo; ação policial; saúde física e acompanhamento velado. Já na parte teórica é ressaltada a boa preparação acadêmica, de suma importância no sistema de investigação criminal.

Além das técnicas necessárias para o desempenho da função, os cursos de formação da Polícia Civil, bem como os da Polícia Militar do Paraná, têm ênfase em Direitos Humanos e na aplicação da Polícia Cidadã.

A ESPC também oferta módulos de pós-graduação.

Fonte: Aenotícias