Informativo Semanal

Cadastre o seu e-mail para receber uma mensagem semanal.
10/02/2014

Comando do Corpo de Bombeiros deve pensar mais nos Praças, diz Moraes

“Os bombeiros militares, em especial os Praças, possuem necessidades mais urgentes que a discussão inócua da separação do Corpo de Bombeiros dos quadros da Polícia Militar. Temos que discutir a implantação de um jordana de 40 horas semanais e o pagamento de diária justa na Operação Verão. O último assunto que tem que ocupar horas e horas do trabalho da alta cúpula da instituição é um projeto que só beneficia uma minoria, interessada apenas nas promoções de Oficiais”, alerta o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, sobre o descaso do Comando da BM com os problemas enfrentados diariamente por quem exerce atividades nas ruas.

O parlamentar, que já havia alertado sobre o desinteresse dos Praças em desvincular o Corpo de Bombeiros dos quadros da PM, teme que o assunto seja levado adiante sem qualquer preocupação com o que pensa a maioria da corporação. “A medida tem um foco claro: facilitar a promoção de quem faz parte da alta cúpula. Eis o único assunto que interessa ao Comando”, dispara o deputado. “Enquanto essa minoria planeja mais benefícios para quem já tem muitos, a maioria trabalha exaustivamente e praticamente sem perspectiva de promoção”, comenta Moraes.

Além da implantação da jornada de 40 horas e do reajuste da diária paga aos bombeiros escalados para a Operação Verão, o deputado lamenta também o descaso do Comando com as promoções de Cabos e Sargentos. “A alta cúpula deveria trabalhar uma pauta mais produtiva para a corporação, como a instituição das promoções de Cabos e Sargentos por mérito e antiguidade”, sugere.

Outro problema que a separação traria aos Praças é a suspensão de vários benefícios que seriam restritos aos policiais militares, entre eles o atendimento no HPM e o uso da Associação da Vila Militar.